Co-founder da ARCA / M-S Live
29 de novembro de 2023
O Estadão Blue Studio convidou uma seleção de publicitários e executivos de mercado para darem sua visão de mercado na Série de Entrevistas: Marcas Conectadas Tech. #aproveiteoconteúdo
1. Qual o maior obstáculo para construção de marca no cenário atual?O maior obstáculo é o entendimento da complexidade deste processo. Branding não é só sobre discurso e design visual – é também sobre missão, visão, valores, posicionamento, proposta de valor… e experiência. É fundamental definir a essência de uma marca a partir daquilo que ela de fato entrega de mais relevante, aquilo em que acredita, seja no plano racional-objetivo como no emocional-subjetivo.O recente período de pandemia também evidenciou como a experiência digital está longe de poder substituir a presencial – e isso é algo extremamente importante para construção de marca. Para o público consumidor, aquilo que ele viveu e absorveu a partir de todos os seus sentidos têm profundidade, complexidade e potência muito superiores a algo que ele tenha visto em uma tela. Não à toa vemos marcas investindo como nunca em eventos – seja na forma de patrocínios ou da participação em feiras e eventos de trade.
2. Considerando a solidez das comunidades nas plataformas, o Marketing de Influência é hoje a principal estratégia de comunicação?O marketing de influência bem executado é, sem dúvida, uma poderosa estratégia de comunicação. A dinâmica das ações e campanhas, contudo, transformou-se radicalmente em bem pouco tempo. Se há alguns anos a preferência era por celebridades e outros perfis com grande número de seguidores (e grandes cachês), com nítido foco em alcance, hoje os nano e micro influenciadores têm protagonismo pela identificação que geram junto ao consumidor – e a influência real que têm sobre suas decisões de consumo.
3. Olhando para as novas gerações e o crescimento dos e-sports, quem não está nos games estará fora do game?De forma alguma. Uma marca não pode ignorar tendências como o crescimento dos e-sports e do alcance dos games em geral, mas isso não significa que sua estratégia precisa ser construída em torno disso – ou que sequer precise incluir essa plataforma.Acredito que colocar a tecnologia ou qualquer tipo de “hype” acima de um profundo entendimento do seu público consumidor e seus respectivos anseios, necessidades e comportamento – e de como o posicionamento da marca conversa com tudo isso – é exatamente o tipo de equívoco que leva ao fracasso. O que observo como profissional de marketing é que as tendências se sucedem com uma rapidez cada vez maior e quem tenta surfar todas elas acabam perdendo o foco e dinheiro, perdendo-se em movimentos de manada.
4. Qual a maior oportunidade para as marcas com a massificação da Inteligência Artificial e Web3?A maior oportunidade é a de entender, antes e melhor do que seus competidores, como essas tecnologias podem servir às necessidades e desejos dos consumidores dentro do contexto específico de cada marca, com a criação de experiências mais personalizadas e envolventes para os clientes. Este conjunto de tecnologias disruptivas ainda é muito recente, o que significa que a curva de aprendizagem ainda está no seu início.A IA pode ser usada para coletar e analisar dados sobre os clientes, de forma a entender seus interesses, necessidades e preferências. Com isso, as marcas podem criar produtos, serviços e conteúdo personalizados que sejam mais relevantes e atraentes para cada indivíduo.A Web3, por sua vez, permite que as marcas construam relacionamentos mais diretos e transparentes com os clientes. Isso ocorre porque a Web3 é baseada em tecnologias que dão mais controle aos usuários sobre seus dados e privacidade. 5. O que torna uma marca relevante para o consumidor moderno?Uma marca relevante deve dizer algo sobre seu consumidor, indo além do simples ato de vender produtos ou serviços e se posicionando como um elemento integral na vida dele, alinhando-se com seus valores, necessidades e aspirações.No contexto atual, em que a autenticidade e a transparência são cada vez mais valorizadas, as marcas devem construir uma identidade clara e bem definida, comunicando de forma coerente e consistente em todos os pontos de contato. Além disso, a habilidade de criar experiências únicas e memoráveis, que gerem valor e conexão emocional, é essencial para se destacar no mercado saturado de hoje. Neste ponto, eventos e ativações presenciais são imbatíveis, especialmente quando aliados à tecnologia.
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