Vírus sincicial respiratório: muito além da bronquiolite

Comum, contagioso e pouco falado, esse combo pode fazer com que o VSR seja ainda mais perigoso, principalmente agora no inverno, e acender um sinal de alerta também para a população 60+(1-3,5)

24 de julho de 2024

Vírus sincicial respiratório: muito além da bronquiolite

Raramente testado em adultos e muitas vezes subdiagnosticado, o vírus sincicial respiratório (VSR) é uma das principais causas de infecções respiratórias em bebês e cocircula com vários outros vírus respiratórios, como influenza e Covid-19 – e seus sintomas podem ser confundidos com um resfriado comum.

Lessandra Michelin (CRM 23494-RS), infectologista e gerente médica da biofarmacêutica GSK, explica que o vírus pode causar doenças graves e até mesmo óbito em pessoas com mais de 60 anos, já que há diminuição da quantidade e qualidade das células de defesa.

A infectologista também alerta para o fato de que a maioria das pessoas se recupera em uma ou duas semanas, mas que o VSR pode levar a complicações. “E, justamente por apresentar um quadro clínico parecido com o de outros vírus respiratórios, se não for realizada a coleta de material para exame laboratorial, como fazemos para Covid-19 e influenza, não há diagnóstico.”

A prevenção pode ser feita com a higienização das mãos e a ação de cobrir nariz e boca ao tossir, além de manter ambientes ventilados e limpos. Também há a opção de vacinação, para pessoas com 60 anos ou mais.

Clique aqui para ler a matéria completa, produzida pelo Estadão Blue Studio, com patrocínio de GSK.