Diretora de Marketing, Branding e Comunicação da Claro
10 de maio de 2024
O Estadão Blue Studio convidou uma seleção de publicitários e executivos de mercado para darem sua visão de mercado na Série de Entrevistas: Marcas Conectadas Tech. #aproveiteoconteúdo
1) Qual o maior obstáculo para construção de marca no cenário atual? O contexto atual tem como obstáculos o imediatismo e a dispersão, além da abrangência, que já é uma característica do nosso país. Sendo assim, o desafio por atenção – já reduzida – dos diversos segmentos de público e a presença de marca de forma recorrente e consistente, e com tantas formas inovadoras de se comunicar, novos formatos de mídia e de conteúdo, são ainda maiores para uma construção que não é feita em curto prazo. Logo, é preciso ser criativo para chamar atenção e estabelecer uma conexão de verdade com o consumidor.
Aqui na Claro, buscamos atuar em várias áreas para atrair olhares de todos os segmentos de público, cada qual com sua linguagem sem perder a identidade da marca. E acreditamos que tem funcionado, em especial através de patrocínios nos territórios de Esporte, Entretenimento e Games. Segundo o estudo do Kantar BrandZ 2024, somos a 4ª marca mais valiosa do País, o que mostra que estamos na direção certa.
2) Considerando a solidez das comunidades nas plataformas, o Marketing de Influência é hoje a principal estratégia de comunicação?Definitivamente o Marketing de Influência se tornou uma das principais estratégias de comunicação, especialmente em um cenário onde as comunidades nas plataformas sociais estão cada vez mais sólidas e engajadas. O impacto que os influenciadores digitais têm sobre seus seguidores é inegável. Eles conseguem criar tendências, influenciar decisões de consumo e fortalecer a presença de marca de uma forma que outros canais tradicionais de marketing muitas vezes não conseguem, pela conexão e identificação entre as pessoas.
A Claro, há anos, tem adotado estratégias de marketing de influência bem estruturadas para se conectar com seu público de forma orgânica e alinhada com seus pilares, sendo uma das várias estratégias que compõem um plano de comunicação integrado. A proximidade e a autenticidade que os influenciadores têm com seus seguidores permite uma comunicação mais direta e pessoal. Isso gera uma confiança que é fundamental no processo de consideração e decisão de compra do consumidor.
Por isso, trabalhar com influenciadores que realmente se identifiquem com a marca e transmitam suas mensagens de forma genuína tem se mostrado uma ferramenta cada vez mais eficaz.
3) Olhando para as novas gerações e o crescimento dos e-sports, quem não está nos games estará fora do jogo? Os e-sports são uma tendência significativa, com um público que cresce exponencialmente e que conta com uma legião de fãs muito engajados nesse território.
De forma geral, as marcas já se atentaram ao potencial desse mercado e já colhem resultados dos esforços feitos nos últimos anos para se aproximar, engajar e conectar esse público.
Aqui na Claro, por exemplo, temos nos aproximado desse tema desde 2019, quando identificamos o crescimento desse público além da esfera profissional e da audiência espectadora para uma audiência também participativa e atuante nos jogos. Assim, conseguimos dar atenção a essa demanda de internet fixa e móvel para games, garantindo que os clientes jogadores de todo o Brasil possam curtir aos seus jogos favoritos.
Desde então, conversamos com a comunidade gamer para entender e atender produtos personalizados, atendimento especializado e comunicação alinhada com a linguagem e identidade desse público.
Temos feito um trabalho consistente levando entretenimento, diversão e conectividade no universo gamer. Porém, entendemos que o mercado de games não é a única atratividade da marca, pois é necessário adaptar-se às preferências das novas gerações, e também investir em outras áreas, como experiências digitais, economia criativa, personalização, responsabilidade social entre outros interesses que aparecem conforme a evolução e digitalização desse futuro mundo “líquido”.
4) Qual a maior oportunidade para as marcas com a massificação da Inteligência Artificial e Web3? A massificação da Inteligência Artificial e Web3 traz um universo de possibilidades, mas que ainda estão sendo descobertas pelo mercado. Talvez o momento seja de testar, aprender, errar, acertar e entender como cada uma dessas tecnologias podem ser aplicadas aos negócios de cada marca para aproximar mais as marcas com os consumidores. E essas ferramentas podem ser utilizadas para criar experiências únicas, trazer maior agilidade e otimizar os processos. O fato é: para se destacar, é preciso estar aberto para inovar!
5) O que torna uma marca relevante para o consumidor moderno? Tomando como referência a Claro, uma empresa líder no setor de telecomunicações e que se mantém atenta às tendências e demandas do consumidor independente da geração, diria que a relevância de uma marca para esse público é construída sobre vários pilares fundamentais, e que prioriza a inovação, autenticidade e a conexão genuína.
Por aqui, acreditamos que ser relevante às novas gerações de consumidores, envolve uma combinação de inovação constante, compromisso com a qualidade, responsabilidade social, excelência no atendimento ao cliente, engajamento autêntico, operações transparentes e marca com posicionamento consistente. Acreditamos que, ao focar nesses aspectos, podemos não apenas atender às expectativas dos nossos clientes, mas também superá-las, consolidando nossa posição como uma marca líder e de confiança no mercado.
E nossa estratégia foca em entender e atender às necessidades e preferências dos nossos clientes, oferecendo produtos e serviços que não apenas satisfaçam, mas superem suas expectativas. A relevância vem da capacidade de se manter à frente, antecipando tendências e integrando tecnologias de ponta que facilitam e enriquecem o dia a dia dos consumidores.
Investimos em comunicação relevante e pertinente, utilizando plataformas diversas para garantir que nossa mensagem alcance o público de maneira efetiva e em um formato que ressoe com suas preferências de consumo de uso das mídias. A colaboração com influenciadores que compartilham de nossos valores e têm uma conexão autêntica com seu público é essencial, permitindo que a mensagem da Claro seja entregue de forma mais pessoal e confiável.
Por fim, entender que a jornada do consumidor é dinâmica, diversa e abrangente, além de estar sempre em evolução, nos ajuda a permanecer relevantes. Isso envolve não apenas ouvir ativamente o feedback dos clientes, mas também adaptar nossas estratégias para atender às suas mudanças de comportamento e expectativas. Para a Claro, a relevância é alcançada pela combinação de inovação constante, comunicação eficaz e um compromisso consistente com a qualidade e satisfação do cliente.
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