Summit Estadão Indústria Automotiva: Etanol dá vantagem ao Brasil para atingir metas de descarbonização

País precisa de investimentos inferiores aos da Europa, EUA e China e está à frente no desenvolvimento de veículos a hidrogênio, segundo participantes do Summit Estadão Indústria Automotiva

18 de agosto de 2023

Summit Estadão Indústria Automotiva: Etanol dá vantagem ao Brasil para atingir metas de descarbonização

No cenário global de busca por descarbonização, o Brasil emerge como protagonista ao apresentar uma estratégia inovadora e economicamente viável no setor automotivo. Em um encontro recente, o Summit Estadão Indústria Automotiva, realizado em São Paulo, especialistas e líderes do setor destacaram que o Brasil está bem posicionado para atingir metas de redução de emissões com investimentos mais modestos do que aqueles exigidos por países como Europa, Estados Unidos e China, que enfrentam o desafio de mudar suas fontes de energia predominantemente fósseis.

O etanol, uma fonte de energia limpa e amplamente disponível no mercado brasileiro, tem sido a peça-chave nesse movimento. O Brasil já lidera no desenvolvimento de tecnologias inovadoras, como a geração de hidrogênio a partir da molécula de etanol. Empresas como a Stellantis, detentora das marcas Fiat, Jeep, Peugeot, Citroën e RAM, estão liderando essa revolução. Sua estratégia de eletrificação até 2030 enfatiza o uso do etanol, que é equiparado ou até mesmo mais eficiente que os carros elétricos europeus em termos de emissões de CO₂.

O presidente da Stellantis na América do Sul, Antonio Filosa, destacou a singularidade do Brasil ao possuir uma abundância de etanol, que pode ser a chave para um futuro de mobilidade sustentável. A estratégia da empresa começa com o impulso ao uso de etanol em carros híbridos atuais, reduzindo significativamente as emissões em comparação com a gasolina. A sequência inclui o lançamento de carros híbridos flex em 2024 e a transição para veículos elétricos a partir de 2030, culminando na célula de combustível a etanol.

Os desafios atuais e futuros da indústria automotiva foram debatidos de forma abrangente. Além da eletrificação e do etanol, a eletrificação dos ônibus de transporte público foi ressaltada como uma estratégia crucial para melhorar a qualidade de vida nas cidades. Outro ponto destacado foi o uso de tecnologias como o rastreamento de produtos para garantir uma produção mais sustentável e rastreável, desde a matéria-prima até a reciclagem.

O evento também abordou a revolução iminente do 5G, que promete potencializar a produtividade das empresas e minimizar erros humanos, trazendo impactos significativos para a indústria automotiva, desde a fabricação até a operação dos veículos. Com uma visão ousada e um compromisso inabalável com a inovação, o setor automotivo brasileiro está trilhando um caminho que não apenas impulsiona a descarbonização, mas também estabelece o país como uma potência na vanguarda da mobilidade sustentável.

Confira a galeria de fotos:

Matéria produzida pelo jornalismo do Estadão e otimizada por IA. Fonte: www.estadao.com.br