Diretor de Comunicação e Marketing da BYD
2 de maio de 2024
O propósito de marca é um elemento fundamental na construção de uma identidade empresarial sólida e relevante no cenário atual. Compreender como as marcas se conectam com seu propósito e o universo tecnológico é essencial para se manterem relevantes e competitivas. Nesta nova série de entrevistas, o Estadão Blue Studio reuniu uma seleção exclusiva de executivos do mercado para compartilharem suas perspectivas sobre como as marcas estão alinhando seu propósito com as demandas e oportunidades oferecidas. Prepare-se para mergulhar em insights valiosos. #aproveiteoconteúdo
No caso da BYD, é vital. E não só para nós. Pro planeta. Quando um exército de mais de 100 mil profissionais de pesquisa e desenvolvimento se dedica à missão de diminuir a temperatura da Terra em um grau, o norte, claramente, não é só comercial.
Tem. Muitas sinalizam mais uma intenção do que um objetivo. Poucas transformam o propósito em obsessão. E raras se comprometem no próprio nome a construir sonhos.
Penso que criar um negócio exige, para além da definição do destino, a proposta de qual será – e como será – o caminho. Se a companhia precisa descobrir seu propósito, temos uma anomalia congênita, algo que deveria ser diagnosticado antes do nascimento. Quanto à amplificação, não vejo forma mais eficaz do que ser verdadeiro. Em qualquer plataforma que seja.
Quem não tem um propósito claro está competindo contra si mesmo. E alimentando o termo propósito como um jargão cansado do universo corporativo, usado desenfreadamente pelo marketing.
Tornar público o propósito é uma condição sine qua non. A vulnerabilidade de uma empresa pode derivar de falhas do processo, nunca do propósito. Ou não há razão para que esta empresa exista.
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A Série de Entrevista: “Propósito de Marca” é um espaço editorial para convidados compartilharem suas visões, experiências e inspirações com o mercado. As informações e opiniões formadas neste artigo são de responsabilidade única do autor. Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Estadão.
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