A paixão por duas rodas que move a 2W Motors

Marca fundada em 2017 consolida sua presença no mercado e reforça seu compromisso em transformar a experiência sobre duas rodas no Brasil

28 de maio de 2025

A paixão por duas rodas que move a 2W Motors

Fundada em 2017, a 2W Motors se destaca como referência no mercado de motocicletas premium no Brasil. Idealizada pelos irmãos Raul e Mauricio Fernandes, a empresa iniciou sua história como a primeira concessionária da marca Royal Enfield no País. Recentemente expandiu suas operações para a venda de triciclos e também trouxe a icônica Vespa para o Brasil. Na entrevista a seguir, Raul Fernandes conta um pouco sobre sua trajetória profissional e também sobre a participação neste ano da empresa no Festival Interlagos, o maior evento de duas rodas do Brasil, onde apresenta seu line-up completo, incluindo modelos de Vespa e Piaggio.

Raul Fernandes, sócio diretor da 2W Motors, em entrevista na sede do jornal O Estado de S. Paulo. Foto: Daniel Teixeira/Estadão

1) Como nasceu a 2W Motors?

A gente saiu de uma outra sociedade, onde tínhamos concessionárias BMW e Triumph. E aí começamos a nossa empresa. Somos três: eu, meu irmão e minha irmã. Inauguramos a primeira concessionária em 2017 e iniciamos o trabalho com a marca Royal Enfield.

2) Qual o DNA da marca?

Nos autointitulamos especialistas em Duas Rodas e nosso slogan é ‘Two Wheels Specialist’. Desde pequeno, a gente anda de moto. Depois, meu irmão começou a correr, eu também corri uma época, nos anos 90, 91. Mais tarde, meu irmão se profissionalizou um pouco mais. Ele foi correr os Sertões, depois correu o Dakar. A partir de então, no ano 2000, iniciei na revista Motociclismo como repórter e fiquei lá até 2011, quando saí como diretor editorial da Moto Press Brasil. Desde quando começamos com a parte de venda de motocicletas, em 2011, sempre mantivemos essa linha no segmento de duas rodas.

3) Como foi a decisão de entrar no ramo das concessionárias?

As coisas foram acontecendo naturalmente. Meu irmão tinha uma empresa de moto turismo. E quando não fazia mais sentido para ele seguir nesse trabalho, ele comentou que estava pensando em abrir uma concessionária. Na época, eu ainda estava na revista, trabalhando como editor-chefe, e acabei auxiliando ele com alguns contatos. E como a gente era instrutor de pilotagem da BMW Motos, ele comunicou ao diretor de motos da empresa que tinha a intenção de abrir uma concessionária Harley-Davidson. Meu irmão participou dessa concorrência e inauguramos a concessionária em 2011. E, desde então, começamos no ramo de distribuição e revenda de motocicletas.

4) Qual o propósito da marca da 2W Motors?

Nosso propósito de marca é sempre manter essa linha no segmento de duas rodas, manter esse propósito de ter motos premium no nosso line-up.

5) Além de vender as motocicletas, acredita que marca gera um estilo de vida nos consumidores?

A motocicleta tem essa missão de ser mais ágil, mais econômica e de ter menos emissões de poluentes. Quando você trabalha com esses produtos premium, além da mobilidade, você acaba tendo o lifestyle relacionado. O nosso showroom é como se fosse uma sala de visitas. Você se surpreende com o ambiente e, ao mesmo tempo, encontra roupas, jaquetas, camisetas, pins, abridor de garrafas… Então, uma coisa liga à outra.

6) Uma empresa que torna público o seu propósito se fortalece ou se torna mais vulnerável?

Acho que fortifica a marca, fortifica a empresa, fortifica todo o time. A empresa nada mais é do que um time de pessoas que trabalham em prol da marca e das marcas que a gente representa.

7) Quais são os valores inegociáveis para sua marca?

A primeira coisa é o atendimento ao cliente. A gente tem que sempre atender bem e sempre se colocar na posição dele. A partir do momento em que você se coloca na posição da pessoa, você consegue entender a dor dela.

8) E agora vocês estão trazendo a motocicleta Vespa para o Brasil?

É, foi um trabalho bem árduo para a gente conseguir ter a Vespa. Desde 2022, a gente trabalha com os triciclos, que são os famosos tuk-tuk. Agora, no final do ano passado, surgiu essa oportunidade. Mais uma vez, a gente vai trazer uma marca premium, uma marca icônica — e mais fácil, eu diria, pois quando você fala, todo mundo conhece a marca. Diferente de como foi com a Royal Enfield, quando a gente iniciou em 2017. Ninguém sabia o que era a Royal Enfield. Hoje, a marca está como a quinta do Brasil, mas naquela época tínhamos que sempre explicar. A Vespa já é um produto clássico, renomado.

9) Quais serão as novidades para o Festival Interlagos deste ano?

O Festival Interlagos é o maior evento de duas rodas hoje no Brasil e é uma experiência única, onde todos os expositores estão dentro do autódromo de Interlagos e há a oportunidade de andar com as motocicletas no circuito. Nós estaremos lá com um estande no box 00 e vamos apresentar os produtos para os clientes e jornalistas. Teremos todo o line-up tanto de Vespa quanto de Piaggio. Vale a pena ver de perto os produtos, porque, às vezes, a gente vê a foto no site ou em publicações, mas não é a mesma experiência de ver o acabamento pessoalmente.

________

Esperamos que tenha gostado deste conteúdo!

Série de Entrevista: “Propósito de Marca” é um espaço para convidados compartilharem suas visões, experiências e inspirações com o mercado. As informações e opiniões formadas neste artigo são de responsabilidade única do autor. Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Estadão.