ONG lança calculadora de carbono retirado da atmosfera em projetos de reflorestamento

Imaflora criou a versão da ‘Carbon on Track’ para programas florestais; avaliação também leva em conta temas sociais e tem visitas de funcionários especializados aos locais

16 de junho de 2023

ONG lança calculadora de carbono retirado da atmosfera em projetos de reflorestamento

O Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora) adaptou sua plataforma Carbon on Track para medir a quantidade de carbono retirada da atmosfera em projetos de restauração florestal. Anteriormente utilizada para calcular as emissões de gases de efeito estufa na agricultura, a plataforma agora atende às particularidades desse novo setor. A demanda por projetos de restauração florestal para geração de créditos de carbono tem aumentado, impulsionada pela busca por uma economia menos dependente de combustíveis fósseis. Os créditos são calculados com base no carbono retirado da atmosfera e podem ser vendidos a empresas ou países que emitiram mais do que o permitido. A Carbon on Track garante cálculos precisos, considerando critérios sociais e ambientais, e conta com equipes multidisciplinares, incluindo engenheiros florestais, sociólogos e antropólogos, para realizar verificações de campo e garantir a conformidade dos projetos.

Os projetos interessados em certificação de carbono devem fornecer informações detalhadas sobre o método de restauração, quantidade de sementes, cobertura da mata e envolvimento de pessoas. O Imaflora realiza verificações no local e considera tanto os aspectos ambientais quanto os sociais, como as condições de trabalho dos envolvidos. A plataforma Carbon on Track tem sido bem recebida pelo mercado, despertando o interesse de produtores rurais, empresas de restauração e investidores. O Imaflora disponibilizará áreas online para visualização de resultados, com uma versão pública e outra exclusiva para clientes, fornecendo métricas específicas, comparações e relatórios para download.

O objetivo do Imaflora é permitir que projetos de todos os tamanhos possam utilizar a Carbon on Track, desde pequenas áreas até grandes restaurações. A plataforma se adapta às regras externas, leis e padrões, realizando cálculos de acordo com as especificidades de cada projeto. A iniciativa visa incentivar a restauração florestal e contribuir para a redução das emissões de carbono, promovendo uma economia mais sustentável e alinhada com os princípios ambientais.

Matéria produzida pelo jornalismo do Estadão e otimizada por IA. Fonte: www.estadao.com.br