Melhorias nos trens metropolitanos colocam São Paulo nos trilhos do futuro

Com investimento de R$ 1,2 bilhão no primeiro ano de concessão, a ViaMobilidade já realizou melhorias nas linhas 8–Diamante e 9–Esmeralda de trens metropolitanos em São Paulo. Juntas, as duas linhas têm 42 estações e transportam cerca de 1 milhão de pessoas por dia. São mais de 78 km de trilhos que passam por manutenções […]

22 de abril de 2023

Melhorias nos trens metropolitanos colocam São Paulo nos trilhos do futuro

Com investimento de R$ 1,2 bilhão no primeiro ano de concessão, a ViaMobilidade já realizou melhorias nas linhas 8–Diamante e 9–Esmeralda de trens metropolitanos em São Paulo. Juntas, as duas linhas têm 42 estações e transportam cerca de 1 milhão de pessoas por dia.

São mais de 78 km de trilhos que passam por manutenções constantes para trazer mais qualidade e conforto ao passageiro – e a meta é chegar a R$ 4 bilhões de investimentos ao final dos três primeiros anos do contrato, com duração prevista de 30 anos.

Entre as realizações feitas até aqui, estão a compra de 36 novos trens da empresa Alstom, compondo uma frota de 288 carros (vagões). O investimento contribuiu para a reativação da unidade brasileira da empresa de origem francesa, com geração de 700 empregos diretos na região de Taubaté (SP).

Produzidos com aço inoxidável, os novos trens são mais leves, consomem menos energia elétrica, têm portas e janelas mais amplas e durabilidade estimada em 40 anos. Incluem vários recursos avançados, como contagem automática de passageiros, mapas dinâmicos de linhas, monitoramento e vigilância por vídeo. Todos os equipamentos e materiais dos revestimentos são antichamas.

Os investimentos previstos para o decorrer da concessão incluem ainda a construção de sete passarelas – uma em Carapicuíba, quatro em Itapevi (Estrada do Prado, Jardim Sorocaba, Jardim Santa Rita e Jardim Portela), uma na travessia da ciclovia da Marginal do Pinheiros (ao lado do Parque Villa Lobos) e no acesso à estação Villa Lobos-Jaguaré. O objetivo é proporcionar opções de travessia segura em locais onde existem passagens em nível.

Clique aqui para ler a reportagem completa, produzida pelo Estadão Blue Studio e publicada no Estadão