Equidade em saúde deve estar no centro do debate sobre ESG

Um país de dimensões continentais e uma enorme disparidade socioeconômica entre as suas regiões. O cenário se reflete sobre a saúde da população, com mais de 90% dos municípios da Região Norte figurando nos piores índices de acesso à saúde do Brasil, segundo levantamento feito em 2022 pela Fiocruz. Os impactos dessa desigualdade ficaram ainda […]

23 de junho de 2023

Equidade em saúde deve estar no centro do debate sobre ESG

Um país de dimensões continentais e uma enorme disparidade socioeconômica entre as suas regiões. O cenário se reflete sobre a saúde da população, com mais de 90% dos municípios da Região Norte figurando nos piores índices de acesso à saúde do Brasil, segundo levantamento feito em 2022 pela Fiocruz.

Os impactos dessa desigualdade ficaram ainda mais evidentes durante a pandemia, mas eles se manifestam diariamente, inclusive nos efeitos das mudanças climáticas sobre a saúde das pessoas – que são maiores entre os grupos mais vulneráveis.

Diante dessa realidade, a discussão sobre ESG no Brasil não pode estar dissociada da busca por mais equidade em saúde. Um dos principais gargalos é o acesso. Enquanto no Sudeste, onde vivem 42% dos brasileiros, estão concentrados 52% dos médicos do País, nas Regiões Norte e Nordeste, que têm respectivamente 8,7% e 27% da população, estão apenas 4,6% e 19% dos médicos. A disparidade se agrava quando é analisada a oferta de médicos especialistas.

A demanda por soluções encontra na tecnologia uma importante aliada, seja para diminuir as distâncias entre médicos e pacientes, seja para mapear oportunidades de melhorias no sistema público por meio de dados e inteligência artificial (IA).

“A busca pela equidade passa por olhar com atenção para aqueles que sofrem mais com a desigualdade de acesso, a falta de eficiência na gestão e o desperdício de recursos na saúde. E a tecnologia tem uma capacidade enorme para ajudar a responder a esses gargalos”, disse Sidney Klajner, presidente do Einstein, durante painel que discutiu o tema no Summit ESG 2023, realizado pelo Estadão.

Clique aqui para ler a matéria completa, produzida pelo Estadão Blue Studio, com patrocínio da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein.