Ciclos sustentáveis em saneamento: uma realidade possível

Fundamental para o desenvolvimento da sociedade, o saneamento básico é responsável por levar água e esgoto a milhões de pessoas, mas ainda enfrenta desafios no Brasil. A geração de resíduos é um deles. Presente na vida de sete milhões de brasileiros, a Iguá Saneamento já realiza uma série de projetos para transformar essa realidade. “Esse […]

23 de junho de 2023

Ciclos sustentáveis em saneamento: uma realidade possível

Fundamental para o desenvolvimento da sociedade, o saneamento básico é responsável por levar água e esgoto a milhões de pessoas, mas ainda enfrenta desafios no Brasil. A geração de resíduos é um deles. Presente na vida de sete milhões de brasileiros, a Iguá Saneamento já realiza uma série de projetos para transformar essa realidade.

“Esse é um compromisso de larga escala com a vida, as pessoas, o meio ambiente, os parceiros e o desenvolvimento sustentável do Brasil. Além de impactar diretamente no desenvolvimento socioeconômico do País, as ações que englobam o saneamento básico influenciam na redução da mortalidade infantil, controle de doenças e conservação ambiental”, afirma Carlos Brandão, CEO da Iguá Saneamento.

O lodo, gerado por algumas Estações de Tratamento de Água (ETAs) e Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) e que era destinado ao aterro sanitário, passou a virar adubo orgânico, tijolos ecológicos e argila para a produção de cerâmica.

“A gestão adequada desses resíduos também é um aspecto importante no saneamento básico. Na Iguá, contamos com o projeto que consiste em reutilizar o lodo proveniente dos tratamentos de água e esgoto e, ainda, auxiliar na geração de renda e na diminuição dos impactos ambientais”, conta Brandão.

A unidade do Rio de Janeiro é um dos destaques dessa operação. Na Iguá Rio, cerca de 300 toneladas por mês de lodo de esgoto são destinadas para a compostagem, resultando em aproximadamente 90 toneladas de adubo orgânico. Na capital fluminense, 100% de todo o lodo do esgoto gerado tem um destino sustentável.

Clique aqui para ler a matéria completa, produzida pelo Estadão Blue Studio, com patrocínio da Iguá Saneamento.