Ao completar 18 anos, BSBIOS agora é Be8

Empresa global de energias renováveis, a BSBIOS atualizou a marca e agora é Be8. Aos 18 anos, a mudança reflete o crescimento estratégico e o processo de internacionalização da líder nacional em produção de biodiesel. “Chegamos à maioridade com uma visão muito otimista do futuro”, diz Erasmo Carlos Battistella (foto), fundador e presidente. Além da […]

28 de abril de 2023

Ao completar 18 anos, BSBIOS agora é Be8

Empresa global de energias renováveis, a BSBIOS atualizou a marca e agora é Be8. Aos 18 anos, a mudança reflete o crescimento estratégico e o processo de internacionalização da líder nacional em produção de biodiesel. “Chegamos à maioridade com uma visão muito otimista do futuro”, diz Erasmo Carlos Battistella (foto), fundador e presidente.

Além da ressignificação do “B” de BSBIOS, que agora evoca o verbo em inglês “to be” (ser/estar), o número oito remete à ideia de circularidade, de infinito. A soma desses símbolos resulta em uma marca que sintetiza a visão da empresa e pode ser assimilada nos mais diversos países e culturas.

Somente no ano passado, a Be8 atendeu clientes em 13 Estados brasileiros e exportou para 12 países da Europa, Ásia e África. No início de 2023, fez a primeira venda de biodiesel em escala comercial para os Estados Unidos, operação realizada com o registro da EPA (Environmental Protection Agency, Agência de Proteção Ambiental). “O sucesso dessa operação é um reconhecimento da qualidade da nossa produção”, comemora Battistella.

No balanço do ano passado, a empresa alcançou receita de R$ 9,6 bilhões, crescimento de 9% em relação ao ano anterior, ao mesmo tempo que o Ebitda (lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização) totalizou R$ 354 milhões, aumento de 12% sobre o apurado em 2021. Esses resultados refletem a expansão da capacidade produtiva e o avanço de preços subsequente à valorização das matérias-primas. Com a produção de 889,1 mil m³ de biodiesel, a companhia manteve a liderança em volume produzido no país, com 14,24% do market share do setor.

Integrante da holding ECB Group, a Be8 foi fundada em 2005, no Rio Grande do Sul. Hoje, conta com um escritório em São Paulo e unidades produtivas em Passo Fundo (RS) e em Marialva (PR). No ano passado, segundo Estudo de Impacto Econômico realizado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), a empresa foi responsável por 17,38% do PIB de Passo Fundo e por 44,41% do PIB de Marialva.

A Be8 também anunciou investimento em uma nova unidade produtiva de etanol na cidade gaúcha, que será responsável pela maior produção de etanol em grande escala no Rio Grande do Sul. Quando a instalação for concluída, a unidade produzirá 220 milhões de litros de etanol (anidro ou hidratado) e 155 mil toneladas por ano de farelo para a cadeia de proteína animal.

Clique aqui para ler a reportagem completa, produzida pelo Estadão Blue Studio e publicada no Estadão