Estadão Summit Agro 2025 reúne lideranças para discutir os rumos do agronegócio em um cenário pós-COP-30

O evento promovido pelo ‘Estadão’ debateu sustentabilidade, inovação e competitividade internacional em um momento decisivo para o setor

19 de dezembro de 2025

Estadão Summit Agro 2025 reúne lideranças para discutir os rumos do agronegócio em um cenário pós-COP-30

O Estadão Summit Agro 2025, realizado em 27 de novembro, no Meliá Ibirapuera, em São Paulo, reuniu produtores, empresários, especialistas, pesquisadores e autoridades para discutir os principais desafios e as tendências do agronegócio brasileiro após a COP-30. Em um momento de forte pressão regulatória e avanço tecnológico, o encontro destacou o papel estratégico do Brasil nos debates climáticos globais e na transição para uma agricultura mais sustentável e competitiva.

A abertura ficou a cargo de Eurípedes Alcântara, diretor de Jornalismo do Grupo Estado, seguida da palestra magna de Roberto Rodrigues, ex-ministro da Agricultura, que analisou o legado do setor para a COP-30 e os novos caminhos da diplomacia agrícola. Ao longo do dia, o evento apresentou painéis sobre práticas sustentáveis, metas climáticas, impactos da lei antidesmatamento da União Europeia (EUDR) e o avanço da agroinovação, com destaque para conectividade no campo, automação e inteligência artificial.

Os debates reforçaram que produtividade, rastreabilidade e responsabilidade ambiental são pilares centrais para a competitividade do agro brasileiro, especialmente diante das exigências internacionais e da necessidade de ampliar a escala tecnológica entre produtores. A programação também contou com um brand talk dedicado ao papel do solo, da tecnologia e da ciência na construção de uma nova agricultura.

O Estadão Summit Agro 2025 contou com o patrocínio de Syngenta e ApexBrasil, além do apoio do Banco do Nordeste e Inteegra, e apoio institucional da Faesp/Senar/Caesp.

Veja o e-book oficial do evento aqui. E acesse, também, as transmissões na íntegra do summit (Manhã e Tarde).