Evento promovido pelo ‘Estadão’ discutiu longevidade, qualidade de vida e os caminhos para um envelhecimento saudável
3 de novembro de 2025
O Summit Saúde 2025 – Os Desafios de Viver Mais reuniu, dia 21 de outubro de 2025, no Hotel Tivoli Mofarrej, em São Paulo, 339 participantes, entre eles especialistas e profissionais da saúde pública e privada, da ciência e da inovação, para discutir um dos temas mais urgentes da atualidade: como viver mais e melhor.
A programação contou com palestras, painéis e entrevistas exclusivas. Na abertura, Luiz Carlos Zamarco, secretário municipal da Saúde de São Paulo, destacou a importância das políticas públicas e do olhar integrado sobre o envelhecimento populacional.
Alicia Matijasevich, autora da palestra magna, professora da Faculdade de Medicina da USP e uma das maiores especialistas em epidemiologia do Brasil, destacou a importância dos primeiros mil dias de vida como determinantes para um envelhecimento saudável. Segundo ela, fatores como amamentação, alimentação equilibrada, ambiente de cuidado e suporte social são decisivos para o desenvolvimento integral e para a prevenção de doenças crônicas nas fases seguintes da vida.
A programação também trouxe debates sobre temas como: o rastreamento precoce do câncer, a epidemia do sedentarismo, os impactos das mudanças climáticas na saúde e a nova era de combate à obesidade. Em comum, todos os painéis reforçaram a necessidade de uma visão mais integrada sobre o cuidado, que combine educação, acesso, prevenção e inovação tecnológica.
Entre os destaques, especialistas abordaram o uso crescente da inteligência artificial na leitura de exames e laudos médicos, ferramenta que promete acelerar diagnósticos e ampliar o acesso a tratamentos em larga escala. O evento também reforçou o papel das políticas públicas e da conscientização social no enfrentamento dos principais desafios da saúde contemporânea.O Estadão Summit Saúde 2025 contou com o patrocínio de AstraZeneca, Novartis, CNA Senar, Lilly e Rede Américas e apoio do A.C.Camargo Cancer Center.Confira o evento completo nos links de cada período: Manhã e Tarde.
29 de setembro de 2026
A história dos 50 anos da Acer
Competições de robótica preparam jovens para os desafios do futuro
Inteligência artificial viabiliza negócio digital para quem está começando
16 de abril de 2026
Trends: “Vemos uma tendência de as pessoas darem mais valor para as experiências”, diz Eduardo Malheiros, CEO do Grupo Wish
26 de março de 2026
Trends: “A inteligência artificial não vai substituir aquele calor humano da recepção do hotel”, diz Ronaldo Beber, CEO da Gramado Parks
12 de março de 2026
Trends: “Aliar hospitalidade e entretenimento é o grande diferencial”, diz Lucas Fiuza, CEO da WAM Experience
20 de dezembro de 2024
Estadão Summit Imobiliário 2024: debates estratégicos marcaram a 9ª edição do evento
19 de dezembro de 2024
Fórum Estadão Reconstrução da Educação
5 de dezembro de 2024
Prêmio Estadão Finanças Mais 2024
29 de dezembro de 2025
Guia de Pós+MBA 2025
11 de dezembro de 2025
Prêmio Mobilidade Estadão 2026
10 de dezembro de 2025
Estadão apresenta: Guia da Faculdade 2025
12 de maio de 2023
Minha Canção #12 – Marcelo D2 (Parte 01)
5 de maio de 2023
Por Aí, com Patrícia Ferraz – 10ª edição do ‘Paladar Cozinha do Brasil’
3 de maio de 2023
Som a Pino Entrevista BNegão: ‘Eu gosto da possibilidade de viver tudo’
21 de agosto de 2023
Mochila da ‘raposinha’: conheça a marca Fjällräven, que virou febre no verão europeu e na Faria Lima
19 de agosto de 2023
‘Quero ser um jogador global’, diz Neymar sobre decisão de jogar no Al Hilal, da Arábia Saudita
2 de agosto de 2023
BRADESCO SEGUROS E TADEU SCHMIDT TRAZEM ‘TADEUZINHO’ PARA CONSCIENTIZAR POPULAÇÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DO SEGURO AUTO