Summit Mobilidade se consolida como o maior fórum de discussão sobre o futuro do setor

Realizado pelo Estadão desde 2018, o evento deste ano teve como tema “Inovação e infraestrutura: os caminhos para uma mobilidade sustentável e inclusiva”

10 de julho de 2023

Summit Mobilidade se consolida como o maior fórum de discussão sobre o futuro do setor

Em uma cidade superlativa como São Paulo, as questões relacionadas à mobilidade urbana extrapolam os sistemas de transporte e envolvem aspectos como segurança, saúde, qualidade de vida, entre outros, impactando a vida das pessoas em diversos âmbitos. E o Summit Mobilidade, evento realizado pelo Estadão desde 2018, é principal fórum do setor, dedicado exclusivamente a acompanhar e a discutir as questões mais relevantes desse amplo e fascinante universo.

A edição deste ano, que foi híbrida e gratuita (presencial para palestrantes e convidados), teve como tema “Inovação e infraestrutura: os caminhos para uma mobilidade sustentável e inclusiva”, e contou com o patrocínio de empresas como CCR Mobilidade, Cobli, Indigo, inDrive, Stellantis e Veloe. Diferentemente das edições anteriores, marcada por apresentações em mais de um dia, a deste ano foi toda concentrada em uma única data, 31/05, com painéis de discussão entre 9h e 18h.

Trilhas de conteúdo

Diversos especialistas em mobilidade, de várias partes do Brasil e de outros países, discutiram desafios relevantes da atualidade, divididos em duas trilhas temáticas: desafios da atualidade e visão de futuro. Já os temas debatidos foram descarbonização dos meios de transporte, infraestrutura de mobilidade, financiamento no transporte em tempos de crise e mobilidade além do asfalto, sendo este último dedicado a tendências, inovações tecnológicas e mudanças de comportamento, como os veículos elétricos de pouso e decolagem verticais, os eVTOLs, mobilidade ativa, trem-bala, entre outros.

Marcio Hannas, presidente da CCR Mobilidade, destacou que o País enfrentou um cenário desafiador em todos os segmentos nos últimos anos, com a pandemia da covid-19 pressionado fortemente os sistemas de transportes, com diversas limitações impostas pela crise, entre elas a falta de insumos. “Seus efeitos são sentidos até hoje, mas com muito trabalho e um amplo plano de investimentos estamos revertendo essa situação”, disse.

Do lado dos fabricantes, João Irineu Medeiros, vice-presidente de Assuntos Regulatórios da Stellantis para a América do Sul, destacou o processo de descarbonização, já em curso, como um dos mais desafiadores da indústria automotiva dos últimos anos. “Precisamos olhar para nossa realidade e encontrar uma forma viável de fazer isso. E acreditamos que ela passe pelos combustíveis alternativos, como o etanol e o biodiesel”, afirma.

O uso de dados para maior eficiência dos sistemas e a qualidade de vida foi muito abordado no evento como um todo, e, principalmente, no painel “Informação que transforma: data analytics para modernizar a conexão entre pessoas e cidades”, que contou reflexões de André Turquetto, diretor-geral da Veloe e Parker Treacy, CEO e cofundador da Cobli. Já Thiago Piovesan, CEO da Indigo; e Thyerry Mendes, gerente comercial da inDrive Brasil, trocaram suas percepções sobre inovações na mobilidade no painel ‘Mobilidade além do asfalto: novos modais para acelerar a transformação do País e das cidades’.

Premiação e interação

No encerramento do evento, ocorreu a cerimônia de divulgação dos vencedores da 3ª edição do Prêmio Vozes da Mobilidade. A iniciativa, que busca dar maior visibilidade para pessoas e organizações que engajam em ações para gerar impacto positivo na mobilidade urbana e na vida das pessoas, destacou dois vencedores para cada uma de suas cinco cinco categorias.

Também muito especial foi o encerramento do evento, que contou com a participação do guitarrista e compositor Lupa Santiago, que apresentou clássicos do jazz na “Eldorado Session”. Foi um momento em que os participantes que estavam no auditório do Museu de Arte de São Paulo (Masp), na avenida Paulista, puderam trocar experiências e boas práticas em um clima descontraído.

Matéria produzida por: João Prata