Análises avaliaram o uso de produtos da marca Gallo em receitas quentes, incluindo refogados, assados e frituras
24 de fevereiro de 2026
“O mito de que o azeite se torna prejudicial quando aquecido não se sustenta. Em condições domésticas, ele mantém seus nutrientes e continua sendo uma gordura saudável e segura, inclusive nas frituras”, afirma Bianca Naves, nutricionista certificada pelo American College of Lifestyle Medicine – Harvard.
A Gallo confirmou a informação a partir de testes realizados por especialistas, com metodologia científica, em um ambiente independente, que demonstraram que azeites podem ser aquecidos com segurança em assados e frituras, sendo a melhor escolha para o preparo cotidiano, principalmente quando comparado aos óleos convencionais.
Isso significa que os produtos mantêm suas propriedades quando usados para refogar o alho do arroz, assar uma carne no forno ou preparar um molho encorpado – e mais: não fazem mal à saúde.
Os testes laboratoriais monitoraram indicadores reconhecidos de qualidade e oxidação, como estabilidade oxidativa, compostos polares (resíduos formados pela degradação química do óleo durante o processo de fritura), vitamina E, e outros antioxidantes naturais (tocoferóis), ácidos graxos livres (que revelam se houve alguma quebra nas moléculas de gordura) e composição de ácidos graxos (que demonstra o tipo de gordura presente no produto).
A constatação de que o azeite de oliva é naturalmente resistente ao calor se deve a dois motivos principais – ser rico em gorduras monoinsaturadas e conter antioxidantes naturais.
As gorduras monoinsaturadas, principalmente o ácido oleico, são um tipo de gordura benéfica para a saúde que ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares. Já os antioxidantes naturais funcionam como um escudo protetor, preservando o sabor, o aroma e os nutrientes mesmo quando o azeite é aquecido.
Clique aqui para ler a matéria completa, produzida pelo Estadão Blue Studio, com patrocínio de Gallo.
29 de abril de 2026
Endividamento elevado impulsiona busca por crédito emergencial fora dos bancos
Conclusão de obras no córrego Veleiros amplia capacidade de drenagem na zona sul
26 de abril de 2026
A nova era da cirurgia do joelho
16 de abril de 2026
Trends: “Vemos uma tendência de as pessoas darem mais valor para as experiências”, diz Eduardo Malheiros, CEO do Grupo Wish
26 de março de 2026
Trends: “A inteligência artificial não vai substituir aquele calor humano da recepção do hotel”, diz Ronaldo Beber, CEO da Gramado Parks
12 de março de 2026
Trends: “Aliar hospitalidade e entretenimento é o grande diferencial”, diz Lucas Fiuza, CEO da WAM Experience
20 de dezembro de 2024
Estadão Summit Imobiliário 2024: debates estratégicos marcaram a 9ª edição do evento
19 de dezembro de 2024
Fórum Estadão Reconstrução da Educação
5 de dezembro de 2024
Prêmio Estadão Finanças Mais 2024
29 de dezembro de 2025
Guia de Pós+MBA 2025
11 de dezembro de 2025
Prêmio Mobilidade Estadão 2026
10 de dezembro de 2025
Estadão apresenta: Guia da Faculdade 2025
12 de maio de 2023
Minha Canção #12 – Marcelo D2 (Parte 01)
5 de maio de 2023
Por Aí, com Patrícia Ferraz – 10ª edição do ‘Paladar Cozinha do Brasil’
3 de maio de 2023
Som a Pino Entrevista BNegão: ‘Eu gosto da possibilidade de viver tudo’
21 de agosto de 2023
Mochila da ‘raposinha’: conheça a marca Fjällräven, que virou febre no verão europeu e na Faria Lima
19 de agosto de 2023
‘Quero ser um jogador global’, diz Neymar sobre decisão de jogar no Al Hilal, da Arábia Saudita
2 de agosto de 2023
BRADESCO SEGUROS E TADEU SCHMIDT TRAZEM ‘TADEUZINHO’ PARA CONSCIENTIZAR POPULAÇÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DO SEGURO AUTO