A executiva conta como foi o processo de rebranding da empresa e faz uma análise sobre o cenário do mercado de aluguel de carros
9 de setembro de 2025
Com 30 anos de carreira, Tatiana Rocha, diretora de Marca da Localiza&Co, traz à empresa a experiência de diferentes setores e a visão de marketing como estratégia de negócios. Em entrevista ao Estadão Blue Studio, ela detalha o rebranding da empresa para Localiza&Co, o papel da companhia na inovação tecnológica e como o futuro do aluguel de carros caminha para jornadas digitais, autônomas e mais fluidas para o cliente.
Sou engenheira de formação, mas estou no marketing há 30 anos. Passei por diversos lugares e acho que cada um me deixou algum legado que me fez uma profissional mais completa para chegar até aqui. Na Localiza, eu aprendi sobre gente, resultado, cuidado com o outro, acolhimento e como a tecnologia é importante para a gente construir o futuro da mobilidade.
O rebranding da Localiza nasceu do desejo genuíno de construir uma marca que se comunicasse melhor com os clientes, que fosse mais digital e moderna, e que traduzisse as nossas ambições para os próximos 50 anos. O mais importante é que não estamos falando de uma questão estética, e sim de transformar o negócio de maneira que o cliente entenda qual é a proposta e quais são as nossas ambições enquanto empresa, para entregar uma Localiza cada vez melhor e maior. Há também a questão de gerar senso de pertencimento. Foi nesse momento que criamos a Localiza&Co, consolidando as marcas comerciais da Localiza sob um guarda-chuva único, que chamamos de ecossistema. Ali simplificamos a nossa oferta e a nossa estrutura para o mercado, fazendo com que os nossos colaboradores sentissem que pertenciam a algo maior. Assim, todos que trabalham hoje na Localiza Seminovos, na Localiza Aluguel e na Localiza Meoo, que é o carro por assinatura, sentem que fazem parte de um negócio maior.
Gostamos de dizer que a Localiza é uma empresa de tecnologia que também aluga carros. O Localiza Labs é o lugar onde há mais pessoas atuando, desenvolvendo novas soluções para transformar a jornada de todos os nossos clientes, seja qual for o negócio, em uma experiência mais fluida, na qual possamos agregar mais valor ao dia a dia. O Labs está devolvendo para nós tecnologia para o desenvolvimento de produtos, de precificação, de distribuição de frota e para o uso de inteligência artificial em nossos negócios e na produção criativa.
Nossas pesquisas mostram que o cliente deseja cada vez mais comodidade, ou seja, jornadas cada vez mais digitais e autônomas. Especificamente sobre o que o aluguel representa na vida das pessoas. Ele significa liberdade. Assim, além de fornecer o carro, buscamos oferecer soluções que tornem essa jornada mais fluida. Acredito que o futuro será totalmente fast, com retirada totalmente digital. Há clientes que preferem passar no balcão, conversar com o atendente ou ter o acolhimento de uma agência, mas precisamos oferecer opções. E penso que o futuro é esse: um futuro de muitas opções, em que a maioria das pessoas provavelmente aderirá à opção 100% digital, aquela em que o cliente é totalmente autônomo.
Durante algum tempo, o marketing perdeu importância estratégica nos negócios por ter ficado muito fragmentado. Para que o marketing volte a ser uma alavanca de geração de valor para as companhias, é preciso interromper esse processo de fragmentação e atuar como um marketing que oferece soluções completas, tanto internamente quanto externamente.A comunicação, a criatividade e a digitalização sempre serão importantes. Os negócios continuarão avaliando a performance de curto prazo, enquanto alguns estão começando a olhar mais para o médio e longo prazo. É preciso interromper essa fragmentação e se consolidar novamente como uma alavanca de valor. Precisamos atuar como um marketing único. Só assim voltaremos a ser uma alavanca de geração de valor para as companhias.
Dê o play e inspire-se com os insights dessa conversa!
________
Esperamos que tenha gostado deste conteúdo!
O Estadão Blue Studio Perfil Profissional é um espaço para convidados compartilharem suas trajetórias, experiências e inspirações com o mercado. As informações e opiniões são de responsabilidade única dos autores. Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Estadão.
29 de setembro de 2026
A história dos 50 anos da Acer
Competições de robótica preparam jovens para os desafios do futuro
Inteligência artificial viabiliza negócio digital para quem está começando
16 de abril de 2026
Trends: “Vemos uma tendência de as pessoas darem mais valor para as experiências”, diz Eduardo Malheiros, CEO do Grupo Wish
26 de março de 2026
Trends: “A inteligência artificial não vai substituir aquele calor humano da recepção do hotel”, diz Ronaldo Beber, CEO da Gramado Parks
12 de março de 2026
Trends: “Aliar hospitalidade e entretenimento é o grande diferencial”, diz Lucas Fiuza, CEO da WAM Experience
20 de dezembro de 2024
Estadão Summit Imobiliário 2024: debates estratégicos marcaram a 9ª edição do evento
19 de dezembro de 2024
Fórum Estadão Reconstrução da Educação
5 de dezembro de 2024
Prêmio Estadão Finanças Mais 2024
29 de dezembro de 2025
Guia de Pós+MBA 2025
11 de dezembro de 2025
Prêmio Mobilidade Estadão 2026
10 de dezembro de 2025
Estadão apresenta: Guia da Faculdade 2025
12 de maio de 2023
Minha Canção #12 – Marcelo D2 (Parte 01)
5 de maio de 2023
Por Aí, com Patrícia Ferraz – 10ª edição do ‘Paladar Cozinha do Brasil’
3 de maio de 2023
Som a Pino Entrevista BNegão: ‘Eu gosto da possibilidade de viver tudo’
21 de agosto de 2023
Mochila da ‘raposinha’: conheça a marca Fjällräven, que virou febre no verão europeu e na Faria Lima
19 de agosto de 2023
‘Quero ser um jogador global’, diz Neymar sobre decisão de jogar no Al Hilal, da Arábia Saudita
2 de agosto de 2023
BRADESCO SEGUROS E TADEU SCHMIDT TRAZEM ‘TADEUZINHO’ PARA CONSCIENTIZAR POPULAÇÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DO SEGURO AUTO