O executivo fala sobre como criatividade e estratégia são essenciais para romper a irrelevância no mercado
10 de dezembro de 2025
Com mais de uma década dedicando-se à criação em grandes agências, o diretor de arte e empreendedor Marcelo Rizério decidiu fundar a Euphoria Creative, uma agência construída sobre a convicção de que a criatividade é o maior diferencial das marcas. Em um mercado saturado de conteúdos que disputam apenas 1,2 segundo do olhar das pessoas, ele defende que o maior inimigo das empresas hoje não é a concorrência, mas a apatia.
Nesta entrevista, Rizério explica como nasceu a Euphoria Creative, o conceito de “apatia de marca” e a força da criatividade humana em um mundo hiperacelerado.
Marcelo Rizério, Cofundador e CCO da Euphoria Creative. Foto: Divulgação/Euphoria Creative
Passei os últimos anos trabalhando em grandes agências e percebi que o que eu mais amava na minha profissão, que é criar, fazer campanhas icônicas, nem sempre era o foco quando você está numa estrutura muito gigante, muito global. Por isso, decidi, junto com os meus sócios, abrir uma agência para a gente conseguir, de fato, ter uma operação focada na criatividade e em uma boa estratégia.
Cada vez mais, a gente vê o design e tudo que é visual se tornando relevantes na vida das pessoas. Vemos plataformas que estão indo para esse lado visual. Então, acho que a direção de arte é algo fundamental para todo e qualquer trabalho de comunicação. Afinal de contas, a primeira coisa que você vê em qualquer trabalho é algo visual.
E acho que, falando como liderança, é muito bom quando você consegue colocar o olhar de criatividade na liderança em qualquer processo, porque isso passa a ser uma prioridade dentro do trabalho, a criatividade.
Não acho que a IA é uma ameaça, acho é mais uma ferramenta que veio para ajudar. Mas uma coisa tem que ficar muito clara: criar é humano. A gente nunca vai deixar de ser fundamental em qualquer processo criativo. A IA na mão de uma pessoa que tem ideias, tem criatividade, irá fazer horrores com aquilo, vai saber usar a favor.
Hoje em dia, a gente é bombardeado de conteúdo. A estatística é que você vê cada conteúdo por 1,2 segundo. E não para, é infinito. A marca compete não só com outras marcas, ela compete com todos os conteúdos com que você está sendo impactado.
A gente fez vários estudos antes de abrir a agência, e isso faz parte da nossa teoria, em que o maior inimigo das marcas é a apatia, pois, nesse bombardeio de conteúdo, a marca pode ser irrelevante, invisível. E podem existir diversos tipos de apatias, de marca, de categoria, de inovação, entre outros.
Criatividade, provocação e trabalho com relevância cultural podem gerar algum tipo de reação nas pessoas. E a maior reação que uma pessoa pode ter, que é o contraponto à apatia, é a euforia. Por isso, a gente se chama Euphoria.
Fizemos recentemente uma campanha para Hellmann’s , em que o desafio era falar sobre o consumo de salada de maionese aos domingos. A marca tem uma penetração gigante nos lares, só que um dos maiores consumos, que era a salada de maionese, vinha caindo com o tempo. As pessoas faziam aquelas decorações nas saladas de maionese, com flor feita de tomate, a cenoura virava um pássaro e por aí vai.
Criamos um movimento chamado Maionesismo, que foi o primeiro movimento artístico feito com maionese. E a gente transformou esses pratos, na primeira exposição maionesista do mundo, em uma galeria de arte real. As pessoas começaram a gerar uma conversa no social. E essa pauta foi parar até num programa de televisão, os quadros leiloados, e a gente, por fim, fez uma exposição a céu aberto.
Eu vejo com muito otimismo. Acho que criatividade é fundamental no mercado de comunicação. É através da criatividade que você consegue chamar a atenção das pessoas, fazer ser mais interessante.
A gente pode falar da mesma notícia de várias maneiras. Pode gravar a mesma música de várias formas. E é justamente a criatividade que vai fazer isso ser mais interessante, que vai chamar mais atenção ou menos atenção.
É muito fácil ter uma marca comum, você ter um negócio normal. Então a criatividade vem justamente para quebrar essa apatia toda e se diferenciar.
________
Esperamos que tenha gostado deste conteúdo!
O Estadão Blue Studio Perfil Profissional é um espaço para convidados compartilharem suas trajetórias, experiências e inspirações com o mercado. As informações e opiniões são de responsabilidade única dos autores. Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Estadão.
29 de abril de 2026
Endividamento elevado impulsiona busca por crédito emergencial fora dos bancos
Conclusão de obras no córrego Veleiros amplia capacidade de drenagem na zona sul
26 de abril de 2026
A nova era da cirurgia do joelho
16 de abril de 2026
Trends: “Vemos uma tendência de as pessoas darem mais valor para as experiências”, diz Eduardo Malheiros, CEO do Grupo Wish
26 de março de 2026
Trends: “A inteligência artificial não vai substituir aquele calor humano da recepção do hotel”, diz Ronaldo Beber, CEO da Gramado Parks
12 de março de 2026
Trends: “Aliar hospitalidade e entretenimento é o grande diferencial”, diz Lucas Fiuza, CEO da WAM Experience
20 de dezembro de 2024
Estadão Summit Imobiliário 2024: debates estratégicos marcaram a 9ª edição do evento
19 de dezembro de 2024
Fórum Estadão Reconstrução da Educação
5 de dezembro de 2024
Prêmio Estadão Finanças Mais 2024
29 de dezembro de 2025
Guia de Pós+MBA 2025
11 de dezembro de 2025
Prêmio Mobilidade Estadão 2026
Estadão apresenta: Guia da Faculdade 2025
12 de maio de 2023
Minha Canção #12 – Marcelo D2 (Parte 01)
5 de maio de 2023
Por Aí, com Patrícia Ferraz – 10ª edição do ‘Paladar Cozinha do Brasil’
3 de maio de 2023
Som a Pino Entrevista BNegão: ‘Eu gosto da possibilidade de viver tudo’
21 de agosto de 2023
Mochila da ‘raposinha’: conheça a marca Fjällräven, que virou febre no verão europeu e na Faria Lima
19 de agosto de 2023
‘Quero ser um jogador global’, diz Neymar sobre decisão de jogar no Al Hilal, da Arábia Saudita
2 de agosto de 2023
BRADESCO SEGUROS E TADEU SCHMIDT TRAZEM ‘TADEUZINHO’ PARA CONSCIENTIZAR POPULAÇÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DO SEGURO AUTO