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Agência McDonald's

Programa de combate ao desperdício doa quase 8 toneladas de alimentos
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Programa de combate ao desperdício doa quase 8 toneladas de alimentos

AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 3 de janeiro de 2024

Em nove meses, iniciativa da Arcos Dorados já chegou a cerca de 100 restaurantes McDonald’s pelo Brasil, com a distribuição do equivalente a 38 mil pratos de comida

Um dos principais produtores de alimentos do mundo, o Brasil enfrenta sérios desafios no combate ao desperdício de alimentos. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), aproximadamente 30% dos alimentos produzidos no país são desperdiçados. Isso equivale a cerca de 46 milhões de toneladas anuais.  Esse cenário coloca o Brasil como o 10º país que mais desperdiça alimentos, de acordo com a ONU, resultando em perdas econômicas estimadas em R$ 61,3 bilhões anualmente.

Muito além do prejuízo financeiro, combater o desperdício também possui um contexto social. Dessa forma, torna-se necessário buscar caminhos para reduzir esse problema, trazendo benefícios para toda a sociedade. Nesse contexto, as empresas desempenham um papel importante na adoção de soluções eficazes para combater o desperdício de alimentos.

A Arcos Dorados, por exemplo, implementou um programa de combate ao desperdício alimentar no Brasil, em parceria com a startup social Comida Invisível. Ao longo de nove meses, cerca de 100 restaurantes McDonald’s adotaram novos processos para identificar e separar ingredientes com valor comercial reduzido, mas ainda adequados para consumo.

Esses itens são doados para organizações não governamentais (ONGs) por meio da plataforma online da Comida Invisível. Até o momento, mais de 7,7 toneladas de alimentos foram doados a 33 ONGs, como o Centro de Convivência São Vicente de Paulo, do centro da capital paulista. A quantidade doada até novembro equivale a mais de 38 mil pratos de comida.

Combate ao desperdício

É importante lembrar que o desperdício ocorre em várias etapas da cadeia alimentar, desde a produção até o consumo. Problemas como mau planejamento, falta de infraestrutura, questões climáticas, padrões rigorosos de aparência na distribuição e comercialização, e descuido no consumo contribuem para essa perda significativa.

Anualmente, 27 milhões de toneladas de alimentos são desperdiçadas no País, com 60% desse total proveniente do consumo diário das famílias. Dessa forma, combater esse problema é uma estratégia necessária para reduzir essa perda e direcionar alimentos para as pessoas que precisam.

A iniciativa do McDonald’s faz parte da estratégia ESG (ambiental, social e governança) da Arcos Dorados, operadora da rede em 20 países da América Latina e Caribe, conhecida como Receita do Futuro. A plataforma visa impactar positivamente a sociedade e promover o desenvolvimento sustentável.

Desenvolvido em conjunto com a Comida Invisível, o programa inclui a doação de alimentos como pães, tomates, maçãs, carnes (bovina e de frango), pães de queijo, croissants, tortinhas e casquinhas de sobremesa.

“Na Arcos Dorados acreditamos que nossa operação deve gerar impacto positivo na sociedade e, como uma rede de alimentação, combater o desperdício e contribuir para o combate à fome tangibiliza de forma direta a nossa missão”, afirma a Gerente Sênior de Impacto Social e Desenvolvimento Sustentável da Arcos Dorados no Brasil, Marie Tarrisse.

Detalhes do programa

O envolvimento ativo dos colaboradores dos restaurantes participantes é crucial para o sucesso da iniciativa, na qual todos recebem treinamentos e guias para orientar os novos processos. A expectativa é que o programa, impulsionado pela escala da companhia, amplie seu impacto ambiental, reduzindo o desperdício e gerando menos resíduos orgânicos.

A Comida Invisível, uma startup de governança social e ambiental, facilita a conexão entre alimentos com pouco valor comercial e organizações que precisam deles. Certificada pela FAO/ONU e reconhecida pela UnHabitat, a Comida Invisível atua nacionalmente no combate ao desperdício de alimentos.

A plataforma da startup oferece um canal prático para ONGs receberem doações e permite que as empresas parceiras acompanhem o impacto social e ambiental de suas ações.

“É uma alegria enorme ter a rede McDonald’s dando um destino positivo aos alimentos através da nossa plataforma. Atuamos por geolocalização, com otimização de processos, certificação das ONGs e treinamento constante, além de oferecer toda a segurança jurídica e sanitária para que o processo se dê com a máxima segurança”, finaliza a fundadora da Comida Invisível, Daniela Leite.

Crédito da imagem: Fernando Ctenas/Divulgação Arcos Dorados

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