NAvegue pelos canais

Agência McDonald's

McDonald’s é um dos maiores empregadores de pessoas com deficiência no Brasil
Conteúdo patrocinado

McDonald’s é um dos maiores empregadores de pessoas com deficiência no Brasil

AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 1 de dezembro de 2023

Números foram apresentados durante a segunda edição do Fórum Inclusão em Foco; Depoimento de colaborador demonstra a importância de empresas promoverem cada vez mais ações positivas

“Eu sou muito feliz no McDonald’s. Graças a ele, hoje eu consigo conquistar muitas coisas. Meu sonho é comprar um carro”. A declaração de Lucas Assis, que tem deficiência intelectual e é Atendente de restaurante, demonstra a importância da inclusão no mercado de trabalho, em uma relação na qual todas as pessoas são beneficiadas. Afinal, ao receber uma oportunidade, o colaborador consegue colocar em prática suas qualidades, contribuindo para o crescimento da empresa.

Porta de entrada para muitos jovens no mercado de trabalho, o McDonald’s é também pioneiro na contratação de pessoas com deficiência no Brasil. Atualmente, a empresa emprega mais de 1.800 profissionais com deficiência, dos quais 72% possuem deficiência intelectual. Assim, a empresa é responsável por uma parcela significativa das mais de 486 mil pessoas com deficiência empregadas em regime CLT no Brasil, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Os números foram apresentados e debatidos durante a segunda edição do Fórum Inclusão em Foco, realizado no Teatro Claro, em São Paulo, no último dia 27.

Durante a participação em um dos painéis do evento sobre empregabilidade de pessoas com deficiência, Lucas Assis destacou que a oportunidade de trabalho mudou sua vida. Colaborador do McDonald’s em Alphaville, na grande São Paulo, ele começou na rede atuando na limpeza de bandejas e, atualmente, o profissional é responsável pelos atendimentos de clientes no restaurante.

“Eu sou muito feliz lá. Já conheço muitos clientes pelo nome. Espero continuar por muitos anos dentro do McDonald’s porque estou muito satisfeito”, diz.

A inclusão de pessoas com deficiência na Arcos Dorados vai além da contratação. Toda a experiência dos profissionais passa por um acompanhamento realizado por uma equipe de gestores de inclusão, médicos do trabalho, enfermeiros e gerentes selecionadores. Eles têm o objetivo de garantir que esses colaboradores tenham condições de participar e contribuir ativamente na vida da organização, além de oferecer treinamento adaptado à condição de cada pessoa, sem limite no tempo de aprendizagem.

Um bom exemplo é que há alguns anos a companhia conta com intérpretes de libras em todos os cursos, treinamentos e reuniões que tenham pessoas surdas entre os participantes e todos os materiais de treinamento audiovisual e comunicação interna passaram a trazer a tradução em libras, incluindo planos de desenvolvimento para que os colaboradores surdos possam avançar em suas carreiras.

Números retratam a realidade

Pesquisa divulgada pelo IBGE demonstra o atual cenário e, consequentemente, revela os desafios e a importância da promoção de ações positivas para incluir cada vez mais as pessoas com deficiência no mercado de trabalho.

No Brasil, aproximadamente 18,6 milhões de indivíduos com 2 anos ou mais de idade, correspondendo a 8,9% desse grupo etário, enfrentam algum tipo de deficiência, de acordo com o módulo Pessoas com Deficiência da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) de 2022.

Os dados evidenciam uma disparidade significativa entre faixas etárias, destacando que 47,2% das pessoas com deficiência têm 60 anos ou mais, em comparação com apenas 12,5% na população sem deficiência. No tocante à educação, a taxa de analfabetismo no terceiro trimestre de 2022 para pessoas com deficiência atingiu 19,5%, enquanto para as sem deficiência, foi de 4,1%.

A discrepância educacional se estende ao Ensino Médio, com apenas 25,6% das pessoas com deficiência concluindo esse nível, em contraste com 57,3% na população sem deficiência.

A desigualdade persiste no mercado de trabalho, onde a taxa de participação das pessoas com deficiência alcançou apenas 29,2%, em comparação com 66,4% para aquelas sem deficiência.

Mesmo entre aqueles com formação superior, a disparidade persiste, com uma taxa de participação de 54,7% para pessoas com deficiência, em comparação com robustos 84,2% para aqueles sem deficiência. O nível de ocupação para pessoas com deficiência é menos da metade do registrado para a população sem deficiência, com 26,6% e 60,7%, respectivamente.

Além disso, a informalidade é uma realidade para 55% das pessoas com deficiência que trabalham, enquanto entre as pessoas sem deficiência esse percentual é de 38,7%. No que diz respeito aos rendimentos, as pessoas ocupadas com deficiência recebem um rendimento médio real habitual de R$1.860, contrastando com os R$2.690 recebidos pelos seus pares sem deficiência.

Importância de promover o debate

Os dados da Pnad Contínua 2022 evidenciam a persistência de desigualdades em diversas esferas da vida para as pessoas com deficiência no Brasil, destacando a urgência de políticas públicas e ações para promover a inclusão e equalização de oportunidades, garantindo condições de igualdade no mercado de trabalho.

Por conta disso, iniciativas como o Fórum Inclusão em Foco visam mudar essa realidade no Brasil, fomentando ainda mais as informações sobre o tema, com a apresentação de iniciativas positivas e eficientes.

Franqueadora do McDonald’s na América Latina e Caribe, a Arcos Dorados é reconhecida como uma das maiores geradoras de primeiro emprego formal para jovens. Nesse contexto, leva seu compromisso com a diversidade, a inclusão e a geração de oportunidade a todas as pessoas para além da companhia.

O Fórum Inclusão em Foco faz parte da Receita do Futuro, estratégia de atuação socioambiental da Arcos Dorados, que tem como um de seus compromissos ser parte ativa da solução dos desafios da sociedade, impactando positivamente as comunidades onde está presente.

OESP não é(são) responsável(is) por erros, incorreções, atrasos ou quaisquer decisões tomadas por seus clientes com base nos Conteúdos ora disponibilizados, bem como tais Conteúdos não representam a opinião da OESP e são de inteira responsabilidade da Arcos Dourados Comércio de Alimentos Ltda

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe