NAvegue pelos canais

Agência McDonald's

Especialistas destacam a necessidade de ações práticas para a inclusão no mercado de trabalho
Conteúdo patrocinado

Especialistas destacam a necessidade de ações práticas para a inclusão no mercado de trabalho

AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 4 de dezembro de 2023

Participantes do Fórum Inclusão em Foco, promovido pelo McDonald’s, debateram diversos aspectos sobre a empregabilidade de profissionais negros e com deficiência

 A necessidade de ações práticas para a empregabilidade de profissionais negros e com deficiência foi um dos pontos mais destacados pelos especialistas no Fórum Inclusão em Foco, realizado no Teatro Claro, em São Paulo, no dia 27 de novembro. Em sua segunda edição, o evento foi promovido pela Arcos Dorados, maior franquia independente do McDonald’s no mundo, atuando em 20 países da América Latina e Caribe.

Os participantes debateram a luta contra o capacitismo e o preconceito, assim como abordaram a importância da promoção da igualdade de oportunidades no mercado de trabalho.

“É muito opressor ter que provar nossa capacidade em todas as interações sociais”, disse Carolina Ignarra, CEO da Talento Incluir. Por conta disso, a especialista destacou que é preciso pensar em soluções práticas não só no mercado de trabalho, mas também na sociedade.

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) demonstram a relevância do tema. De acordo com a pesquisa, somente um terço das pessoas com deficiência estão empregadas. Destas, 55% trabalham na informalidade. Ainda segundo o levantamento, atualmente são cerca de 549 mil colaboradores dentro do regime CLT, o que representa menos de 3% desse total.

“Hoje há um universo onde mais de um milhão de pessoas com deficiência são graduadas”, afirmou Nico Nascimento, analista de Diversidade e Inclusão e ESG. Segundo ele, o país possui cerca de 18,6 milhões de pessoas com deficiência, com o grupo formado majoritariamente por mulheres pretas e pardas.

Racismo e mercado de trabalho

Outra discussão proposta pelo fórum foi o combate ao racismo no ambiente profissional e como adotar comportamentos antirracistas no dia a dia. Entre os participantes, estavam Fábio Sant’Anna, diretor de Gente, Diversidade e Inclusão da Divisão Brasil da Arcos Dorados, Ricardo Silvestre, CEO da Black Influence, e Ana Helena Passos, pesquisadora em Relações Étnico-Raciais, em painel mediado pela CEO do Mundo Negro, Silvia Nascimento.

“O aumento da visibilidade de canais de conhecimento sobre questões raciais é muito importante para a construção de uma identidade positiva negra”, declarou Ana Helena Passos.

Durante sua fala, a pesquisadora destacou ainda a necessidade de pensar a mobilidade racial, ou seja, ascensão de pessoas negras em todos os aspectos da sociedade.

“É importantíssimo que as empresas tenham um programa de política de promoções internas, porque é uma forma da gente combater a desigualdade racial, que está posta inclusive na questão salarial”, explicou Ana Helena, ressaltando que negros chegam a ganhar 14% menos que brancos, em média.

Outro dado interessante demonstra que 46% da população negra entrevistada em pesquisa do Google consideram a inclusão no mercado de trabalho um dos assuntos mais prioritários.

Números comprovam a importância do debate

Promover espaços para o debate sobre a diversidade e o combate ao racismo e ao capacitismo no mercado de trabalho é um dos caminhos para mudar uma realidade ainda enraizada na nossa sociedade. Assim como compartilhar os bons exemplos podem nos ajudar a encontrar caminhos a seguir.

Atualmente, o McDonald’s é um dos maiores empregadores de jovens e de pessoas com deficiência no Brasil, são mais de 1.800 colaboradores e mais de 70% possuem deficiência intelectual. Além disso, quando falamos da pauta racial, no ano passado, 61% das promoções concedidas aos colaboradores da Arcos Dorados foram conquistadas por pessoas negras. Por fim, é importante lembrar que o Fórum Inclusão em Foco faz parte da Receita do Futuro, estratégia de atuação socioambiental da Arcos Dorados, que tem como um de seus compromissos ser parte ativa da solução dos desafios da sociedade, impactando positivamente as comunidades onde está presente.

OESP não é(são) responsável(is) por erros, incorreções, atrasos ou quaisquer decisões tomadas por seus clientes com base nos Conteúdos ora disponibilizados, bem como tais Conteúdos não representam a opinião da OESP e são de inteira responsabilidade da Arcos Dourados Comércio de Alimentos Ltda

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe