Estudo global da HP revela que personalização das experiências laborais, aliada a inteligência artificial e liderança empática, é determinante para felicidade e produtividade
30 de novembro de 2024
Um ambiente corporativo rígido pode dificultar o equilíbrio entre desenvolvimento pessoal e profissional dos trabalhadores, que estão cada vez mais alinhados a um mundo em constante transformação e com novas demandas tecnológicas.
Dados obtidos com o Índice de Relacionamento com o Trabalho da HP (Work Relationship Index, WRI) de 2024, realizado com 15.600 participantes em 12 países, revelam esta sensação generalizada de que a relação com o emprego não é saudável.
Segundo o estudo, no Brasil, apenas 29% dos trabalhadores do conhecimento, de várias indústrias, afirmam ter uma relação saudável com o trabalho (a média global fica em 28%). O número representa uma queda significativa em relação a 2023, quando o índice era de 37%.
Ricardo Kamel, diretor-geral da HP Brasil, diz que repensar a relação laboral é uma oportunidade de alcançar um melhor equilíbrio entre vida pessoal e profissional e criar um ambiente mais motivador. Já para os líderes empresariais, isso representa uma reavaliação das práticas de gestão e da cultura organizacional, com foco em reter talentos e aumentar a produtividade.
O estudo da HP também aponta seis pilares fundamentais para uma relação saudável com o trabalho: realização com propósito, liderança empática, decisões centradas nas pessoas, desenvolvimento de habilidades, uso estratégico de tecnologias para engajamento e flexibilidade no espaço laboral.
Neste sentido, Candida Moraes, head de Recursos Humanos da HP Brasil, afirma que cabe à gestão “liderar a implementação de programas de benefícios flexíveis e criar trilhas de desenvolvimento adaptadas às necessidades individuais, promovendo um ambiente mais inclusivo”.
Clique aqui para ler a matéria completa, produzida pelo Estadão Blue Studio, com patrocínio de HP Brasil.
17 de março de 2025
Ana Peretti, da Electrolux, revela desafios e estratégias de liderança no Talks Estadão Mídia & Mkt
13 de março de 2025
Talks Estadão Mídia & Mkt estreia com Adriana Alcântara, da Audible Brasil
10 de março de 2025
SHEIN expande marketplace para mais cinco Estados brasileiros
11 de março de 2025
IA nos Negócios: POTTENCIAL | Carlos Ferreira Quick e Mário Santiago
27 de fevereiro de 2025
IA nos Negócios: MACKENZIE | Marcos Nepomuceno Duarte
13 de fevereiro de 2025
PERFIL PROFISSIONAL: Luca Lima
20 de dezembro de 2024
Estadão Summit Imobiliário 2024: debates estratégicos marcaram a 9ª edição do evento
19 de dezembro de 2024
Fórum Estadão Reconstrução da Educação
5 de dezembro de 2024
Prêmio Estadão Finanças Mais 2024
18 de dezembro de 2024
Guia de Pós + MBA 2024
11 de dezembro de 2024
Estadão apresenta: Guia da Faculdade 2024
12 de maio de 2023
Minha Canção #12 – Marcelo D2 (Parte 01)
5 de maio de 2023
Por Aí, com Patrícia Ferraz – 10ª edição do ‘Paladar Cozinha do Brasil’
3 de maio de 2023
Som a Pino Entrevista BNegão: ‘Eu gosto da possibilidade de viver tudo’
21 de agosto de 2023
Mochila da ‘raposinha’: conheça a marca Fjällräven, que virou febre no verão europeu e na Faria Lima
19 de agosto de 2023
‘Quero ser um jogador global’, diz Neymar sobre decisão de jogar no Al Hilal, da Arábia Saudita
2 de agosto de 2023
BRADESCO SEGUROS E TADEU SCHMIDT TRAZEM ‘TADEUZINHO’ PARA CONSCIENTIZAR POPULAÇÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DO SEGURO AUTO