Evento reuniu um time de chefs e especialistas da pesca e da aquicultura para discutir as principais tendências do setor para a gastronomia
4 de novembro de 2024
Aconteceu em 16 de outubro a primeira edição do Frescatto Summit, que reuniu um time de chefs e especialistas para discutir as principais tendências do setor da pesca e da aquicultura para a gastronomia.
Apresentado pelo ator Bruno De Luca, o evento, realizado na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro, serviu como celebração pelos 80 anos da Frescatto, pioneira em beneficiar e distribuir pescados e frutos do mar de excelência no Brasil.
Palestras e painéis temáticos foram realizados durante todo o dia, durante os quais cerca de 500 pessoas puderam conferir conversas sobre temas como o futuro da indústria pesqueira, sustentabilidade e proteínas produzidas em laboratório.
Também houve apresentação de produtos de alto potencial gastronômico, como o salmão do Chile e Alasca, o atum bluefin, vieiras, polvo, king crab, entre outros itens cobiçados por chefs.
Alan Alvarenga, secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), participou do painel de abertura e enfatizou a importância da Frescatto para o setor pesqueiro no Brasil. “A indústria do pescado tem muito a entregar ainda no agronegócio. A importância do processo industrial com qualidade, com processos bem definidos, é fundamental. E é a experiência da Frescatto que vem agregar nesta história.”
Já Thiago De Luca, CEO da Frescatto, aproveitou a oportunidade para falar sobre o o futuro da indústria pesqueira, destacando a atividade como a nova estrela do agronegócio. “Quando falamos da pesca que promovemos, estamos falando de uma aquicultura familiar, feita por pequenas embarcações e por pescadores artesanais, em todo o mundo”, disse. “A Frescatto tem um papel importante no segmento do pescado, pois o nosso legado é levar para a mesa do consumidor brasileiro produtos de alta qualidade, priorizando os pequenos pescadores e a sustentabilidade.”
A Frescatto foi fundada em 1944 pelo avô de Thiago, Carmelo De Luca, como uma pequena peixaria. Hoje, a empresa conta com 1.200 colaboradores que atuam em cinco indústrias, com operações comerciais do grupo sendo realizadas em mais de 15 países.
Clique aqui para ler a matéria completa, produzida pelo Estadão Blue Studio, com patrocínio de Frescatto.
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