Fundo Safra Inteligência Artificial aloca investimentos entre empresas de semicondutores, software, infraestrutura, dados e cibersegurança
31 de julho de 2026
Lançado em março de 2024 pelo Banco Safra, o Fundo Safra Inteligência Artificial foi criado para oferecer uma exposição ampla ao crescimento do setor, investindo em diferentes empresas e segmentos que compõem o ecossistema global da tecnologia.
Desde o início da operação, o fundo já acumula a rentabilidade nominal de 143,86% – o equivalente a 449,41% do CDI no mesmo período. Em 2026, a rentabilidade nominal ficou em 48,15% – equivalente a 703,30% do CDI.
De acordo com a avaliação da instituição, o avanço da IA vai muito além das plataformas que se tornaram populares entre os usuários.
Por isso, a expansão dessa tecnologia depende de uma infraestrutura robusta, formada por empresas que desenvolvem semicondutores, produzem hardware, operam data centers, oferecem serviços de computação em nuvem, armazenam grandes volumes de dados e garantem a segurança dos ambientes digitais.
Ao direcionar investimentos para diferentes elos desse ecossistema, o fundo procura acompanhar a evolução de um mercado em rápida expansão e capturar oportunidades geradas pela crescente incorporação da inteligência artificial em diversos segmentos da economia.
Para investidores, isso significa que a inteligência artificial é um ecossistema amplo, composto por diferentes elos que podem se beneficiar do crescimento e da adoção da tecnologia.
Essa lógica orienta a estratégia do Fundo Safra Inteligência Artificial, que busca diversificar a exposição ao longo de toda a cadeia de valor da IA, em vez de concentrar investimentos em um único segmento.
Vale ressaltar que, atualmente, o portfólio reúne empresas de diferentes frentes, incluindo fabricantes de semi-condutores, como Nvidia, AMD e TSMC; companhias especializadas em memória, como Micron; e empresas de software, monitoramento de sistemas e gestão de dados, como Datadog e Snowflake.
Clique aqui para ler a matéria completa, produzida pelo Estadão Blue Studio, com patrocínio de Safra.
Investimento em IA deve ter estratégia diversificada e global
Ensino de Saúde une formação técnico-científica e humana
29 de julho de 2026
TransUnion Brasil desafia a lógica da negativação com inclusão e educação financeira
16 de abril de 2026
Trends: “Vemos uma tendência de as pessoas darem mais valor para as experiências”, diz Eduardo Malheiros, CEO do Grupo Wish
26 de março de 2026
Trends: “A inteligência artificial não vai substituir aquele calor humano da recepção do hotel”, diz Ronaldo Beber, CEO da Gramado Parks
12 de março de 2026
Trends: “Aliar hospitalidade e entretenimento é o grande diferencial”, diz Lucas Fiuza, CEO da WAM Experience
20 de dezembro de 2024
Estadão Summit Imobiliário 2024: debates estratégicos marcaram a 9ª edição do evento
19 de dezembro de 2024
Fórum Estadão Reconstrução da Educação
5 de dezembro de 2024
Prêmio Estadão Finanças Mais 2024
29 de dezembro de 2025
Guia de Pós+MBA 2025
11 de dezembro de 2025
Prêmio Mobilidade Estadão 2026
10 de dezembro de 2025
Estadão apresenta: Guia da Faculdade 2025
12 de maio de 2023
Minha Canção #12 – Marcelo D2 (Parte 01)
5 de maio de 2023
Por Aí, com Patrícia Ferraz – 10ª edição do ‘Paladar Cozinha do Brasil’
3 de maio de 2023
Som a Pino Entrevista BNegão: ‘Eu gosto da possibilidade de viver tudo’
21 de agosto de 2023
Mochila da ‘raposinha’: conheça a marca Fjällräven, que virou febre no verão europeu e na Faria Lima
19 de agosto de 2023
‘Quero ser um jogador global’, diz Neymar sobre decisão de jogar no Al Hilal, da Arábia Saudita
2 de agosto de 2023
BRADESCO SEGUROS E TADEU SCHMIDT TRAZEM ‘TADEUZINHO’ PARA CONSCIENTIZAR POPULAÇÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DO SEGURO AUTO