Estudo revela que os jovens acreditam na formação técnica como chave para acessar o mercado, alinhar carreira e valores e construir seu próprio futuro
3 de junho de 2025
O Senac São Paulo realizou uma pesquisa, em parceria com o Instituto Locomotiva, que mostra que 84% dos jovens de 14 a 18 anos acreditam que fazer cursos formais é fundamental para atuar nas novas profissões.
Os dados também mostram que 86% veem o ensino técnico como aliado na construção de uma carreira, enquanto 85% consideram essa formação porta de entrada para o mercado de trabalho e 92% estão confiantes no próprio sucesso profissional.
“Os dados revelam uma geração que, mesmo exposta a esses conteúdos, aposta no conhecimento como ferramenta para alcançar estabilidade, propósito e realização”, afirma Fernanda Yamamoto, coordenadora do Ensino Médio Técnico do Senac São Paulo.
O Jeito Senac de Educar vai ao encontro desse novo pensamento. Trata-se de um modelo pedagógico baseado em metodologias ativas, valorização da diversidade e estímulo ao protagonismo dos alunos.
“A educação profissional é inclusiva e transformadora. Ela oferece identidade a quem, muitas vezes, não se via como parte legítima do mundo do trabalho”, diz Fernanda. “Os alunos saem com uma percepção diferente sobre si mesmos e passam a ter voz.”
Os números obtidos pelo Senac ao logo dos anos reafirma seu compromisso com a democratização da educação. Só em 2024, mais de 560 mil matrículas foram realizadas nas 63 unidades do Senac São Paulo, boa parte por meio do Programa Senac de Gratuidade.
Além disso, ao longo da última década, mais de 1,4 milhão de pessoas foram beneficiadas com bolsas integrais. Para o 2º semestre de 2025, estão previstas mais de 78 mil novas bolsas distribuídas em todo o Estado de São Paulo.
“Quem vem ao Senac busca mudar de vida, e a gente está preparado para isso, com centenas de cursos em áreas como gastronomia, moda, tecnologia e meio ambiente. A melhor forma de criar o futuro é fazendo”, resume Gilberto Garcia, Gerente de Desenvolvimento do Senac São Paulo.
Clique aqui para ler a matéria completa, produzida pelo Estadão Blue Studio, com patrocínio de Senac São Paulo.
11 de junho de 2025
Entre o diploma e a carreira: qual é o profissional que o mercado exige
Do etanol ao carro elétrico: a estratégia da Stellantis para democratizar a mobilidade limpa
9 de junho de 2025
Unilever aposta em ativações para se conectar com o consumidor
12 de junho de 2025
Nosso DNA é a captação de dados
10 de junho de 2025
PERFIL PROFISSIONAL: Fabiola Menezes
28 de maio de 2025
A paixão por duas rodas que move a 2W Motors
20 de dezembro de 2024
Estadão Summit Imobiliário 2024: debates estratégicos marcaram a 9ª edição do evento
19 de dezembro de 2024
Fórum Estadão Reconstrução da Educação
5 de dezembro de 2024
Prêmio Estadão Finanças Mais 2024
12 de maio de 2025
Empresas Mais 2024: Estadão divulga o ranking econômico mais completo do Brasil
18 de dezembro de 2024
Guia de Pós + MBA 2024
11 de dezembro de 2024
Estadão apresenta: Guia da Faculdade 2024
12 de maio de 2023
Minha Canção #12 – Marcelo D2 (Parte 01)
5 de maio de 2023
Por Aí, com Patrícia Ferraz – 10ª edição do ‘Paladar Cozinha do Brasil’
3 de maio de 2023
Som a Pino Entrevista BNegão: ‘Eu gosto da possibilidade de viver tudo’
21 de agosto de 2023
Mochila da ‘raposinha’: conheça a marca Fjällräven, que virou febre no verão europeu e na Faria Lima
19 de agosto de 2023
‘Quero ser um jogador global’, diz Neymar sobre decisão de jogar no Al Hilal, da Arábia Saudita
2 de agosto de 2023
BRADESCO SEGUROS E TADEU SCHMIDT TRAZEM ‘TADEUZINHO’ PARA CONSCIENTIZAR POPULAÇÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DO SEGURO AUTO