Itaú Unibanco projeta mobilizar R$ 1 trilhão em financiamento de projetos de sustentabilidade até dezembro de 2030
20 de outubro de 2025
No terceiro episódio da série “Todos a Bordo”, do Itaú Unibanco, protagonizada pela navegadora e escritora Tamara Klink, o tema abordado foi “Financiamento climático – Iniciativas sustentáveis”.
Isso porque a oferta de financiamento contribui decisivamente não apenas para a saúde financeira dos negócios, mas também para o meio ambiente, já que há emissões de dívidas internacionais ou locais vinculadas às metas de sustentabilidade das empresas – como conservação do meio ambiente, controle das emissões de gases de efeito estufa e redução do consumo de água e de energia.
A série, na qual Tamara tem sua expedição ao Ártico acompanhada pelo banco, tem como propósito registrar os efeitos já perceptíveis da mudança climática, lembrar que todos temos um papel a cumprir nessa missão e mostrar como algumas iniciativas no Brasil podem ajudar a reduzir esses efeitos em muitos lugares.
Ao todo, serão quatro episódios, gravados em diferentes lugares, desde o Mercadão Municipal de São Paulo até Ilulissat, na Groenlândia. Em cada episódio, um especialista do Itaú BBA soma-se à participação de Tamara para apresentar uma visão de negócios sustentáveis.
Neste episódio, Tamara conta que, dentro de um iceberg, há bolhas de ar que foram preservadas ao longo de milhões de anos e guardam informações preciosas para que a ciência consiga medir como era a qualidade do ar em diversos períodos da história da Terra.
“Quando uma geleira derrete, o gás carbônico e outros gases que estavam acumulados dentro dessas bolhinhas vão para a atmosfera”, explica a navegadora, de forma didática. “Quando o mar absorve o gás carbônico, ele fica mais ácido. E, quando o mar fica mais ácido, todos os seres vivos que precisam formar conchas ou esqueletos têm dificuldade de fazer isso.”
Enquanto Tamara demonstra o conhecimento adquirido ao longo de suas expedições, Bruno, gerente de relacionamento com grandes empresas do Itaú BBA, visita a fazenda de um cliente que buscou financiamento para adotar práticas sustentáveis em Pratânia (SP). Com isso, obtém melhorias na qualidade do solo, aumento de produtividade e redução de riscos.
Clique aqui para ler a matéria completa, produzida pelo Estadão Blue Studio, com patrocínio de Itaú Unibanco.
15 de dezembro de 2025
IA vira aliada para reduzir acidentes e proteger motoristas nas estradas brasileiras
13 de dezembro de 2025
Programa REVERTE® ganha escala na recuperação produtiva do Cerrado
12 de dezembro de 2025
Grupo 2W Motors entra em nova fase com as marcas Vespa e Piaggio no Brasil
11 de dezembro de 2025
PERFIL PROFISSIONAL: Debora Cristina Rodrigues
10 de dezembro de 2025
“O maior inimigo das marcas é a apatia”, diz o Cofundador e CCO da Euphoria Creative, Marcelo Rizério
9 de dezembro de 2025
PERFIL PROFISSIONAL: Paulo Humberto Gouvea
20 de dezembro de 2024
Estadão Summit Imobiliário 2024: debates estratégicos marcaram a 9ª edição do evento
19 de dezembro de 2024
Fórum Estadão Reconstrução da Educação
5 de dezembro de 2024
Prêmio Estadão Finanças Mais 2024
Prêmio Mobilidade Estadão 2026
Estadão apresenta: Guia da Faculdade 2025
3 de dezembro de 2025
Marcas Mais 2025: ‘Estadão’ divulga o ranking das marcas mais envolventes do Brasil
12 de maio de 2023
Minha Canção #12 – Marcelo D2 (Parte 01)
5 de maio de 2023
Por Aí, com Patrícia Ferraz – 10ª edição do ‘Paladar Cozinha do Brasil’
3 de maio de 2023
Som a Pino Entrevista BNegão: ‘Eu gosto da possibilidade de viver tudo’
21 de agosto de 2023
Mochila da ‘raposinha’: conheça a marca Fjällräven, que virou febre no verão europeu e na Faria Lima
19 de agosto de 2023
‘Quero ser um jogador global’, diz Neymar sobre decisão de jogar no Al Hilal, da Arábia Saudita
2 de agosto de 2023
BRADESCO SEGUROS E TADEU SCHMIDT TRAZEM ‘TADEUZINHO’ PARA CONSCIENTIZAR POPULAÇÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DO SEGURO AUTO