Especialistas debatem a educação matemática e a escassez de professores

Episódio da série É Sobre Educação discute por que a matemática continua sendo um obstáculo para tantos alun

30 de maio de 2025

Especialistas debatem a educação matemática e a escassez de professores

Já está no ar o primeiro episódio da série É Sobre Educação, uma parceria do Estadão Blue Studio com o Sesi-SP, que pretende discutir por que a matemática continua sendo um obstáculo para tantos alunos e o que pode ser feito para transformar esse cenário.

No podcast, a jornalista Camila Silveira conversa com Adilson Dalben, supervisor de Projetos de Formação da Faculdade Sesi de Educação, e com o professor-doutor Rogério Chaparin, docente do Instituto Federal de São Paulo e educador do Centro de Aperfeiçoamento do Ensino de Matemática do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (Caem-IME-USP).

Chaparin acha que é preciso repensar a forma como a disciplina é apresentada nas salas de aula. “Todos podem aprender, desde que a matemática esteja conectada ao cotidiano, à cultura e às experiências dos alunos.”

Dados do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) mostram que sete em cada dez jovens brasileiros de 15 anos têm dificuldade para resolver problemas matemáticos simples. “Infelizmente, esse resultado não é novo. A questão vem de décadas e envolve muitos fatores — da estrutura escolar à formação do professor”, afirma Dalben.

O supervisor de Projetos de Formação da Faculdade Sesi de Educação também destaca que, quanto mais a tecnologia avança, mais conhecimento aqueles que trabalharão com a tecnologia terão que ter.

“Ou seja, o professor também vai ter que ter mais conhecimento para formar esse profissional”, diz. “É o exemplo da inteligência artificial. Eu só vou aceitar aquilo que a inteligência artificial faz, se eu tiver um conhecimento para avaliar se o que ela fez está adequado ou não.”

Clique aqui para ouvir o podcast, produzido pelo Estadão Blue Studio.