Estudo aponta que 28% dos brasileiros assistem a transmissões ao vivo com foco em compras; Guilherme Pimenta, da Netshow.me, destaca tendências e desafios dessa modalidade
22 de abril de 2025
Se no início a dúvida era se o Brasil abraçaria o modelo de live commerce, estratégia de vendas durante uma transmissão ao vivo, atualmente, o cenário é outro. Segundo o estudo “Social Commerce 3.0 – Tendências de consumo nas redes sociais”, realizado pela Opinion Box em parceria com a All iN, 28% dos consumidores brasileiros já realizaram compras por meio de transmissões ao vivo — modelo que une entretenimento e vendas em tempo real. Desses, 45% afirmam comprar produtos durante as lives. Para Guilherme Pimenta, head de Novos Negócios da Netshow.me, o lançamento do TikTok Shop no Brasil deve impulsionar ainda mais esse mercado, transformando a maneira como empresas de diversos portes e setores se conectam com seus consumidores. Confira a entrevista exclusiva ao Estadão Blue Studio.
Guilherme Pimenta, head de Novos Negócios da Netshow.me. Foto Divulgação
Quando lançamos esse produto há cerca de um ano e meio, havia dúvidas se o modelo de live commerce vingaria no Brasil. Hoje, o cenário é muito diferente. Um estudo recente da McKinsey coloca o Brasil como segundo país em live commerce, em interações por live e vendas por live. Está atrás apenas da China, referência com quase 20% das vendas digitais em live commerce. A chegada do TikTok Shop, prevista para breve, será um divisor de águas, o que deve acelerar ainda mais esse processo.
A principal tendência é a integração entre redes sociais e comércio eletrônico. Redes como TikTok, Kwai e Shopee têm investido pesado em transmissões ao vivo, aumentando a interatividade. Além disso, veremos o crescimento do modelo de Live Commerce B2B, com indústrias e marcas vendendo diretamente para intermediários e pontos de venda por meio das lives, tendência já forte nos Estados Unidos e que começa a ganhar força por aqui. Essa modalidade requer ferramentas específicas para criação e gestão de pedidos em transmissões fora das redes sociais, e que por sinal, é o nosso foco de atuação hoje na Netshow.me.
Já temos cases de sucesso em setores inesperados. A indústria farmacêutica, por exemplo, já usa o modelo de live commerce B2B para vender remédios para pontos de venda, e alcançam milhões de reais em vendas em poucos minutos. Setores como mercado imobiliário, automotivo e serviços também estão se beneficiando significativamente dessa modalidade.
As marcas precisam estar onde seus clientes estão, criando estratégias omnichannel eficazes. Hoje, é essencial transmitir simultaneamente em diferentes canais como Instagram, TikTok, Facebook e plataformas próprias, como dentro de seus próprios apps e sites. Além disso, a utilização de inteligência artificial para atendimento e personalização das transmissões ajuda a tornar a experiência do consumidor mais fluida e eficiente.
Sem dúvida. A inteligência artificial já está sendo usada para personalizar ofertas e preços em tempo real durante transmissões. No curto prazo, veremos uma expansão desse uso para tornar as transmissões ainda mais personalizadas e interativas. É um movimento inevitável, que já vem acontecendo lá fora e começa a se consolidar aqui.
Cada vez mais, marcas têm optado por micro influenciadores ou colaboradores próprios em vez de grandes celebridades. A autenticidade e a conexão real com o público vêm se mostrando mais eficazes do que megaproduções. Muitos cases de sucesso são feitos com um simples celular e muita espontaneidade. Mas nada disso adianta se não criarmos hábito. A palavra de ordem é recorrência: estar ao vivo com frequência, criando familiaridade e educando a audiência de forma contínua. A estratégia da transmissão também importa, e muito. Transmissões para o consumidor final requerem técnicas de retenção e engajamento diferentes de transmissões B2B, quando se faz necessário pensar em ofertas no formato de combos e utilizar a própria base de vendedores para convidar e engajar os parceiros que irão comprar na live. Nada melhor do que unir a estratégia correta com autenticidade e carisma.
É enorme. Plataformas como o TikTok Shop permitem que pequenos negócios tenham uma presença online robusta sem altos investimentos em infraestrutura digital. Dessa forma, pequenos lojistas e novos empreendedores podem competir diretamente com grandes marcas, e aproveitar a popularização das transmissões ao vivo para impulsionar vendas e criar comunidades engajadas. No social commerce, ganha o jogo quem dominar melhor o algoritmo para impulsionar o alcance. No B2B, a estratégia de engajamento da rede de parceiros é a chave.
Saiba mais em: https://netshow.me/live-co.
________
Esperamos que tenha gostado deste conteúdo!
O Estadão Blue Studio #trends é um espaço para convidados compartilharem suas visões, experiências e inspirações com o mercado. As informações e opiniões são de responsabilidade única dos autores. Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Estadão.
21 de janeiro de 2026
Acordo traz à América Latina tratamento oral para ataques de angioedema hereditário
Fundação Grupo Boticário aposta na natureza para reduzir impactos das mudanças climáticas
15 de janeiro de 2026
Encontro discute os impactos da justiça gratuita no judiciário trabalhista
16 de dezembro de 2025
PERFIL PROFISSIONAL Lucas Aliberti
11 de dezembro de 2025
PERFIL PROFISSIONAL: Debora Cristina Rodrigues
10 de dezembro de 2025
“O maior inimigo das marcas é a apatia”, diz o Cofundador e CCO da Euphoria Creative, Marcelo Rizério
20 de dezembro de 2024
Estadão Summit Imobiliário 2024: debates estratégicos marcaram a 9ª edição do evento
19 de dezembro de 2024
Fórum Estadão Reconstrução da Educação
5 de dezembro de 2024
Prêmio Estadão Finanças Mais 2024
29 de dezembro de 2025
Guia de Pós+MBA 2025
Prêmio Mobilidade Estadão 2026
Estadão apresenta: Guia da Faculdade 2025
12 de maio de 2023
Minha Canção #12 – Marcelo D2 (Parte 01)
5 de maio de 2023
Por Aí, com Patrícia Ferraz – 10ª edição do ‘Paladar Cozinha do Brasil’
3 de maio de 2023
Som a Pino Entrevista BNegão: ‘Eu gosto da possibilidade de viver tudo’
21 de agosto de 2023
Mochila da ‘raposinha’: conheça a marca Fjällräven, que virou febre no verão europeu e na Faria Lima
19 de agosto de 2023
‘Quero ser um jogador global’, diz Neymar sobre decisão de jogar no Al Hilal, da Arábia Saudita
2 de agosto de 2023
BRADESCO SEGUROS E TADEU SCHMIDT TRAZEM ‘TADEUZINHO’ PARA CONSCIENTIZAR POPULAÇÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DO SEGURO AUTO