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Novo crediário digital promete ampliar acesso às compras a prazo
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Novo crediário digital promete ampliar acesso às compras a prazo

Andrea Piacquadio/Pexels/Agência Unico

AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 16 de dezembro de 2022

Por Agência Unico

Conhecido pela sigla BNPL, o Buy Now, Pay Later tem como foco o e-commerce, mas também vai funcionar nas lojas físicas.

Ainda pouco conhecida no Brasil, uma nova modalidade de pagamento está começando a chamar a atenção no País e pode ser útil principalmente para pessoas não bancarizadas ou que preferem pagar suas compras sem utilizar o cartão de crédito.

O BNPL, sigla para Buy Now, Pay Later (em tradução livre, Compre Agora, Pague Depois), possibilita a ampliação das vendas a prazo por meio de boleto, pix, ou cartão de débito.

“O Buy Now, Pay Later é um modelo em que o produto é adquirido na hora, mas o pagamento acontece depois de 30 dias ou em até 12 meses. É o famoso e antigo crediário remodelado”, explica Tiago Amaral, especialista em finanças e co-fundador da Bagy, plataforma focada em social commerce.

O foco da novidade é beneficiar o e-commerce, mas a solução também pode ser uma opção para as lojas físicas. “Basta o cliente selecionar a forma de pagamento no momento da compra online ou na loja física”, complementa Amaral.

BNPL, o crediário remodelado

Para o consumidor, a nova forma de pagamento não pressupõe vínculo com instituição financeira nem limite pré-aprovado. Além disso, promete prazo para quitar as compras sem juros por um período definido pelo comerciante.

A solução também se apresenta favorável ao comércio varejista, pois a venda entra como dinheiro à vista, com análise de crédito do consumidor em tempo real.

“O modelo é bom para o lojista porque é mais um canal de financiamento e pode vender mais pela possibilidade de crédito. E, para o cliente, muitas vezes, ele não consegue comprar à vista, mas parcelado sim. De qualquer forma, é preciso ficar de olho nos juros”, diz o diretor da Associação Nacional dos Executivos de Finanças (Anefac), Miguel Ribeiro de Oliveira.

Para o sucesso dessa ferramenta, a autenticação da identidade é um fator crucial. Isso porque um dos pontos para a segurança na oferta de crédito online é garantir a identidade do usuário nas operações. A Unico, empresa brasileira especializada em identidade digital, já autenticou mais de 200 milhões de transações por meio da biometria facial em 2022. Essa tecnologia utiliza o rosto e suas diversas características únicas para identificar e autenticar a identidade de cada pessoa, prevenindo a ocorrência de fraudes.

Uso

No País, 17% dos brasileiros já experimentaram o BNPL, segundo o último relatório divulgado pela Minsait Payments, empresa especializada em pagamentos. Na América Latina, o BNPL alcançou US$ 69 bilhões (cerca de R$ 325 bilhões) em transações. No mundo, soma quase R$ 500 bilhões.

“Nos Estados Unidos, tudo é feito à vista. Para eles, é uma inovação. Já o brasileiro está acostumado ao crediário. Então, ainda não sei se será uma tendência muito grande. Mas tem espaço para quem não tem limite de crédito, por exemplo”, avalia o economista e professor da Faculdade do Comércio (FAC-SP), Denis Medina.

Como nos demais meios de pagamento, é imprescindível que o consumidor não atrase o pagamento para não ter de arcar com a cobrança de juros. Seguindo essa recomendação, o consumidor conta, portanto, com mais uma modalidade de pagamento para facilitar as compras.

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