Agência McDonald's
AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 3 de janeiro de 2024
Em nove meses, iniciativa da Arcos Dorados já chegou a cerca de 100 restaurantes McDonald's pelo Brasil, com a distribuição do equivalente a 38 mil pratos de comida
Um dos principais produtores de alimentos do mundo, o Brasil enfrenta sérios desafios no combate ao desperdício de alimentos. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), aproximadamente 30% dos alimentos produzidos no país são desperdiçados. Isso equivale a cerca de 46 milhões de toneladas anuais. Esse cenário coloca o Brasil como o 10º país que mais desperdiça alimentos, de acordo com a ONU, resultando em perdas econômicas estimadas em R$ 61,3 bilhões anualmente.
Muito além do prejuízo financeiro, combater o desperdício também possui um contexto social. Dessa forma, torna-se necessário buscar caminhos para reduzir esse problema, trazendo benefícios para toda a sociedade. Nesse contexto, as empresas desempenham um papel importante na adoção de soluções eficazes para combater o desperdício de alimentos.
A Arcos Dorados, por exemplo, implementou um programa de combate ao desperdício alimentar no Brasil, em parceria com a startup social Comida Invisível. Ao longo de nove meses, cerca de 100 restaurantes McDonald's adotaram novos processos para identificar e separar ingredientes com valor comercial reduzido, mas ainda adequados para consumo.
Esses itens são doados para organizações não governamentais (ONGs) por meio da plataforma online da Comida Invisível. Até o momento, mais de 7,7 toneladas de alimentos foram doados a 33 ONGs, como o Centro de Convivência São Vicente de Paulo, do centro da capital paulista. A quantidade doada até novembro equivale a mais de 38 mil pratos de comida.
Combate ao desperdício
É importante lembrar que o desperdício ocorre em várias etapas da cadeia alimentar, desde a produção até o consumo. Problemas como mau planejamento, falta de infraestrutura, questões climáticas, padrões rigorosos de aparência na distribuição e comercialização, e descuido no consumo contribuem para essa perda significativa.
Anualmente, 27 milhões de toneladas de alimentos são desperdiçadas no País, com 60% desse total proveniente do consumo diário das famílias. Dessa forma, combater esse problema é uma estratégia necessária para reduzir essa perda e direcionar alimentos para as pessoas que precisam.
A iniciativa do McDonald's faz parte da estratégia ESG (ambiental, social e governança) da Arcos Dorados, operadora da rede em 20 países da América Latina e Caribe, conhecida como Receita do Futuro. A plataforma visa impactar positivamente a sociedade e promover o desenvolvimento sustentável.
Desenvolvido em conjunto com a Comida Invisível, o programa inclui a doação de alimentos como pães, tomates, maçãs, carnes (bovina e de frango), pães de queijo, croissants, tortinhas e casquinhas de sobremesa.
'Na Arcos Dorados acreditamos que nossa operação deve gerar impacto positivo na sociedade e, como uma rede de alimentação, combater o desperdício e contribuir para o combate à fome tangibiliza de forma direta a nossa missão', afirma a Gerente Sênior de Impacto Social e Desenvolvimento Sustentável da Arcos Dorados no Brasil, Marie Tarrisse.
Detalhes do programa
O envolvimento ativo dos colaboradores dos restaurantes participantes é crucial para o sucesso da iniciativa, na qual todos recebem treinamentos e guias para orientar os novos processos. A expectativa é que o programa, impulsionado pela escala da companhia, amplie seu impacto ambiental, reduzindo o desperdício e gerando menos resíduos orgânicos.
A Comida Invisível, uma startup de governança social e ambiental, facilita a conexão entre alimentos com pouco valor comercial e organizações que precisam deles. Certificada pela FAO/ONU e reconhecida pela UnHabitat, a Comida Invisível atua nacionalmente no combate ao desperdício de alimentos.
A plataforma da startup oferece um canal prático para ONGs receberem doações e permite que as empresas parceiras acompanhem o impacto social e ambiental de suas ações.
'É uma alegria enorme ter a rede McDonald's dando um destino positivo aos alimentos através da nossa plataforma. Atuamos por geolocalização, com otimização de processos, certificação das ONGs e treinamento constante, além de oferecer toda a segurança jurídica e sanitária para que o processo se dê com a máxima segurança', finaliza a fundadora da Comida Invisível, Daniela Leite.
Crédito da imagem: Fernando Ctenas/Divulgação Arcos Dorados
A OESP não é(são) responsável(is) por erros, incorreções, atrasos ou quaisquer decisões tomadas por seus clientes com base nos Conteúdos ora disponibilizados, bem como tais Conteúdos não representam a opinião da OESP e são de inteira responsabilidade da Arcos Dourados Comércio de Alimentos Ltda
Leia também
-
Agência McDonald's Programa de combate ao desperdício doa quase 8 toneladas de alimentos
3 de janeiro de 2024Em nove meses, iniciativa da Arcos Dorados já chegou a cerca de 100 restaurantes McDonald's pelo Brasil, com a distribuição do equivalente a 38 mil pratos de comida Um dos principais produtores de
Saiba Mais -
Agência McDonald's Especialistas destacam a necessidade de ações práticas para a inclusão no mercado de trabalho
4 de dezembro de 2023A necessidade de ações práticas para a empregabilidade de profissionais negros e com deficiência foi um dos pontos mais destacados...
Saiba Mais -
Agência McDonald's Respeito às individualidades gera bons resultados no mercado de trabalho
27 de dezembro de 2023Assim como muitos outros brasileiros, Corrêa precisou superar diversas barreiras para construir um futuro melhor. Aos 16 anos, começou a...
Saiba Mais