ESPM lança doutorados profissionais para preparar e fortalecer lideranças empresariais

Voltados para profissionais de alta gestão, novos Doutorados de Comportamento do Consumidor e Economia Criativa atendem à demanda por formação e aprendizado contínuo no mundo corporativo

14 de novembro de 2025

ESPM lança doutorados profissionais para preparar e fortalecer lideranças empresariais

Seguindo uma tendência mundial de valorização de pós-graduações stricto sensu, a ESPM, reconhecida como um centro de excelência em educação e autoridade em marketing na América Latina, lança dois cursos de doutorado profissionais.

Um tem foco em Comportamento do Consumidor, e o outro em Economia Criativa, que são temas que vêm dominando a agenda de empresas, organizações e grandes corporações nos tempos atuais.

Os novos cursos, voltados para lideranças e profissionais de mercado que precisam tomar decisões estratégicas e de alto impacto, oferecem conhecimento conectado com as exigências da atualidade, além de novas formas de pensar problemas e inovação em soluções para temas complexos.

“Nossos doutorados profissionais, diferentemente de doutorados acadêmicos voltados mais para questões teóricas, se dedicam a analisar problemas atuais, levando visão, método, raciocínio científico e formulação de pensamento estratégico diante das dores de hoje dos profissionais e das organizações”, explica Evandro Lopes, diretor acadêmico de Pesquisa e Pós-Graduação Stricto Sensu da ESPM.

“Queremos levar essa forma de pensar a profissionais que exerçam cargos de liderança em organizações relevantes, para que eles apliquem já em suas rotinas profissionais soluções inovadoras desenvolvidas durante o próprio curso.”

Para se der uma ideia da demanda, a pesquisa “Perfil dos CEOs”, realizada pela consultoria Falconi com dados de 82 empresas que estão na B3, mostra que 80% das lideranças dessas companhias continuaram estudando após a graduação – desse total, 19% tinham mestrado e 4%, doutorado.

Vale destacar que os novos doutorados da ESPM são voltados para gerentes executivos, diretores, CEOs, CFOs, CMOs, entre outros. São estruturados para auxiliar lideranças a ganhar repertório diante de situações complexas, dando mais ferramentas para a tomada de decisões.

Os cursos também atendem a uma necessidade do Brasil, que precisa formar mais mestres e doutores para atuar no mundo corporativo.

“Existem no mundo seis doutorados profissionais em Comportamento do Consumidor, o nosso é o sétimo”, diz o diretor acadêmico de Pesquisa e Pós-Graduação Stricto Sensu da ESPM.

Foto: Evandro Lopes, diretor acadêmico de Pesquisa e Pós-Graduação Stricto Sensu da ESPM (Crédito: ESPM/Divulgação)

Clique aqui para ler a matéria completa, produzida pelo Estadão Blue Studio, com patrocínio de ESPM.