5º Estadão Summit ESG 2025 destaca a COP-30 e a onda anti-ESG

Profissionais também apresentaram suas visões sobre diversidade e inclusão, defendendo a valorização das pessoas como chave para a pluralidade e resultados

2 de outubro de 2025

5º Estadão Summit ESG 2025 destaca a COP-30 e a onda anti-ESG

O Estadão Summit ESG chegou à sua 5ª edição em 2025 e reuniu 330 participantes presenciais, incluindo autoridades governamentais, especialistas, acadêmicos, empresários e formadores de opinião, todos comprometidos com as temáticas de sustentabilidade ambiental, responsabilidade social e transparência nos negócios. Realizado no dia 21 de agosto no Teatro Bravos, em São Paulo, o evento contou com transmissão ao vivo pelos canais do Estadão e teve como foco a COP-30 no Brasil e a crescente onda anti-ESG nos Estados Unidos, abordando questões prioritárias que moldam o futuro da sociedade. 

A palestra magna foi ministrada por Alexandre Gellert Paris, profissional de destaque na interseção entre clima, tecnologia inovadora e políticas globais, ocupando atualmente a posição de Technical Officer no secretariado da UNFCCC, e Marcelo Donnini Freire, presidente do Instituto Sigma, conselheiro da OMA Ativos Ambientais e fundador da Vivens Business School e YvY Capital. Ambos trouxeram uma perspectiva global sobre a inovação ambiental climática e a oportunidade para o Brasil ser protagonista no UN Climate Change Global Innovation Hub.

Rafael Ramalho Dubeux, secretário executivo adjunto do Ministério da Fazenda, participou no painel Gov Speech, trazendo contribuições valiosas para o debate sobre políticas públicas voltadas para o plano de transformação ecológica, compartilhando insights sobre a importância da colaboração entre o governo e a iniciativa privada na transição para uma economia mais verde.

Outro painel abordou o tema Novos Tempos e a Diversidade, mediado pela jornalista Karla Spotorno, editora do Broadcast Investimentos, e contou com a participação de Aline Nascimento, especialista em DE&I e ESG, Cris Kerr, da CZK Diversidade, e Tom Mendes, diretor institucional do ID_BR.

Confira a transmissão na íntegra do evento: parte 1 e parte 2.

O Estadão Summit ESG 2025 foi apresentado pela Ambipar e contou com o patrocínio do Banco da Amazônia, BHP, Globo, Marfrig BRF e Ypê.