Seminário discute o impacto das fake news no sistema financeiro e de crédito

Especialistas apontam soluções e alertam sobre os problemas da disseminação de notícias falsas e seus efeitos potencialmente devastadores

25 de setembro de 2024

Seminário discute o impacto das fake news no sistema financeiro e de crédito

A segunda edição do Seminário Anual do Sistema Financeiro e Crédito foi realizada no dia 13 de setembro, na FGV, em São Paulo. O evento foi realizado pelo Fundo Garantidor de Créditos (FGC), em parceria com o Núcleo de Mercados Financeiro e de Capitais (MFCap) da FGV Direito SP

A ideia do encontro foi debater os desafios e caminhos a serem seguidos para a preservação da estabilidade do sistema financeiro e de crédito, que é um dos pilares que sustentam a economia nacional.

O impacto das fake news no mercado financeiro e de crédito foi o tema tratados no evento, a partir de um painel que contou com moderação de Deborah Kirschbaum, diretora jurídica do FGC.

Participaram da conversa nomes como Yuri Corrêa da Luz, procurador da República do Ministério Público Federal em SP e professor de Direito na ESPM, Pierpaolo Cruz Bottini, professor de Direito Penal da Universidade de São Paulo (USP), Jayme Alves, diretor adjunto de Regulação, Riscos e Economia da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), e Nino Toldo, desembargador federal do Tribunal Regional Federal (TRF) da 3ª Região.

Durante o bate-papo, o a executiva do FGC, ressaltou o risco de a desinformação minar a confiança pública nas instituições financeiras. “Fake news, no sistema financeiro, pode acabar levando a uma corrida bancária.”

Deborah também destaca a importância de políticas públicas mais eficazes para combater esse problema. “A sociedade precisa entender que isso é crime. Mas apenas isso não é suficiente para desestimular influenciadores digitais com agendas pessoais, que muitas vezes não representam o bem-estar coletivo.”

Clique aqui para ler a matéria completa, produzida pelo Estadão Blue Studio, com patrocínio de FGC.