Nova edição do programa de treinamento para jovens jornalistas do Estadão tem inscrições abertas até o dia 25 de setembro
24 de setembro de 2024
O programa de treinamento Focas Saúde, uma iniciativa institucional do Estadão voltada para a formação de jovens jornalistas na editoria de Saúde, chega à sua segunda edição em 2024. Criado em resposta à crescente necessidade de especialização no jornalismo de saúde, principalmente após a pandemia de Covid-19, o programa tem o objetivo de capacitar novos profissionais, oferecendo umaimersão nas áreas de saúde pública, privada, pesquisa e inovação, saúde e bem-estar, entre outros.A editoria de Saúde está entre as TOP 7 mais acessadas do Portal Estadão, com leitores que buscam informações precisas e aprofundadas. Desta maneira, a formação de jornalistas especializados no tema é essencial para atender a nova demanda de uma audiência cada vez mais interessada em temas ligados à qualidade de vida, bem-estar e longevidade.“O programa Focas Saúde vem, justamente, para suprir a necessidade de formação de novos profissionais capacitados para atuar nessa área estratégica”, explica Carla Miranda, editora e coordenadora dos Cursos Estadão de JornalismoA primeira turma do Focas Saúde, formada em 2022, trouxe importantes contribuições para o jornal, como a reportagem especial “Referência mundial em vacinação, PNI chega aos 50 anos com desafios e cobertura vacinal em queda” e a reportagem “Hospitalização de bebês por desnutrição atinge pior índice em 14 anos”.
Outro destaque recente dos programas de Focas é o projeto multiplataforma Dezconecte (disponível no site e nas redes sociais do Estadão), que foi desenvolvido pela 34ª turma do Curso Estadão de Jornalismo, deste ano. Faz parte desse projeto a reportagem “Internação de jovens e adolescentes em caso de ansiedade e estresse cresce 136% em dez anos”, que se tornou capa da edição impressa do jornal.
Na segunda edição do Focas Saúde, que conta com o apoio da Novartis, os jornalistas formados entre 2021 e 2024 e estudantes do último período podem se inscrever até 25 de setembro. Serão aulas no formato híbrido: duas semanas online, seguidas de quatro semanas presenciais, nas quais os participantes terão a oportunidade de vivenciar a rotina na redação do Estadão, em atividades práticas e contato direto com grandes profissionais da área. Os alunos terão a oportunidade de explorar temas como saúde pública, privada, inovação e bem-estar, além de passar por áreas essenciais como o Estadão Verifica, redes sociais, vídeo e a Rádio Eldorado. Para mais informações e inscrições, acesse o link oficial.
Focas Economia também em andamento – Paralelamente, o Focas Economia também segue como um programa de destaque, agora em sua 14ª edição, iniciado em 16 de setembro. Realizado pelo Estadão e pelo Broadcast/Agência Estado, em parceria com a Escola de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV/EESP) e patrocínio de JBS e Mercado Pago, o curso oferece treinamento focado no jornalismo econômico para alunos do último semestre de jornalismo e recém-formados de todo o País. No ano passado, os participantes da 13ª turma produziram especiais sobre temas cruciais como: os impactos dos jovens nem-nem na economia brasileira, o uso a inteligência artificial no setor financeiro e os avanços da economia circular.
Desde a sua criação em 1990, o Focas do Estadão já formou mais de 1,5 mil alunos em 51 edições, abrangendo áreas como Jornalismo, Jornalismo Econômico, Esportivo e, mais recentemente, Jornalismo de Saúde. Com relevância nacional, o programa atrai participantes de diversos estados do Brasil e de outros países, como Angola, Alemanha, Argentina, EUA e Portugal, reforçando seu caráter global. Entre os ex-alunos que se destacam no cenário jornalístico estão nomes como Luciana Garbin, editora executiva do Estadão, Alexandre Calais, editor coordenador de Economia, e Beatriz Bulla, repórter especial e ex-correspondente em Washington.
–
Mais informações à imprensa:PR Estadão | Giusti Comunicaçãoestadao@giusticom.com.br
19 de novembro de 2024
Obesidade no Brasil: causas, tratamentos e desafios de uma epidemia silenciosa
Política Nacional do Câncer aprovada demanda regulamentação e diálogo
Morar e viver bem na maturidade
23 de agosto de 2024
PERFIL: Rubens Angelo
20 de agosto de 2024
Propósito de Marca: Vico Benevides
26 de julho de 2024
PERFIL: Leonardo Aguiar
8 de novembro de 2024
Do Brasil para o Mundo: Fórum Estadão Think Discute Soluções Globais
7 de novembro de 2024
Estadão Summit Agro: o futuro do agronegócio em debate
5 de novembro de 2024
Conheça os vencedores do Prêmio Lugares Mais Incríveis para Trabalhar
28 de outubro de 2024
Marcas Mais 2024: Estadão divulga o ranking das marcas mais envolventes do Brasil
17 de outubro de 2024
Marcas Mais 2024: premiação acontecerá em São Paulo, dia 23
12 de maio de 2023
Minha Canção #12 – Marcelo D2 (Parte 01)
5 de maio de 2023
Por Aí, com Patrícia Ferraz – 10ª edição do ‘Paladar Cozinha do Brasil’
3 de maio de 2023
Som a Pino Entrevista BNegão: ‘Eu gosto da possibilidade de viver tudo’
21 de agosto de 2023
Mochila da ‘raposinha’: conheça a marca Fjällräven, que virou febre no verão europeu e na Faria Lima
19 de agosto de 2023
‘Quero ser um jogador global’, diz Neymar sobre decisão de jogar no Al Hilal, da Arábia Saudita
2 de agosto de 2023
BRADESCO SEGUROS E TADEU SCHMIDT TRAZEM ‘TADEUZINHO’ PARA CONSCIENTIZAR POPULAÇÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DO SEGURO AUTO