Fundador, CEO e CCO da BETC HAVAS
15 de junho de 2023
O Estadão Blue Studio convidou uma seleção de publicitários e executivos de mercado para darem sua visão de mercado na Série de Entrevistas: Marcas Conectadas. #aproveiteoconteúdo
1) Qual o maior obstáculo para construção de marca no cenário atual?Acredito que o maior obstáculo atualmente seja a questão do desenvolvimento sustentável do negócio. É algo que está sendo cada vez mais cobrado das empresas, independentemente do ramo em que atuam. Os consumidores cada vez mais se posicionam contra as marcas que não atuem, ou ao menos apoiem, causas socioambientais – o que rapidamente se refletirá na escolha dos produtos que consomem.
Relacionado a isso, temos um ponto muito forte em relação à transparência: hoje em dia, o que a marca comunica precisa estar 100% alinhado ao que pratica e em todas as frentes, sejam elas campanhas, produtos, embaixadores, influenciadores ou cadeia de valor. A mensagem precisa ser coerente de ponta a ponta.
2) Considerando a solidez das comunidades nas plataformas, o Marketing de Influência é hoje a principal estratégia de comunicação?É uma das mais novas atribuições, o que surgiu de mais recente e, claro, é importante, mas não a principal. As marcas, e, consequentemente o marketing, vão hoje ao encontro de uma necessidade humana básica, que é o senso de pertencimento. Essa evolução partiu da comunicação de via de mão única, quando só as companhias comunicam e os consumidores eram parte passiva do processo; para uma via de mão dupla, em que eles passaram a ser ouvidos; e então finalmente chegamos à fase em que os clientes são parte fundamental desse ecossistema – são todos micro influenciadores de suas marcas favoritas. Neste cenário, quando um grande embaixador da marca manifesta seu gosto, preferência ou aval às companhias que ele consome, o consumidor enxerga seu discurso de forma amplificada e se sente parte do todo, integrante daquela comunidade. E esse reconhecimento conecta de forma forte pessoas às marcas.
3) Olhando para as novas gerações e o crescimento dos e-sports, quem não está nos games estará fora do ‘game’?É sem dúvida uma tendência muito forte no mundo atual. E nós estamos muito de olho nessa vertente, até porque fazemos parte do Grupo Vivendi, que é um grupo de entretenimento, onde a plataforma game está no DNA do grupo, que é sócio da Gameloft.
4) Qual a maior oportunidade para as marcas com a massificação da Inteligência Artificial e Web3?Tenho certeza que será transformador o jeito de criar, o jeito de pedir, o jeito de entender como essa ferramenta vai ajudar não apenas no processo criativo, mas também com relação à mídia, à entrega, para gerar mais eficiência às marcas.
5) O que torna uma marca relevante para o consumidor moderno?São muitos pontos que a tornam relevantes, mas acredito que os principais estejam relacionados à experiência do usuário: sejam eles o compromisso e o atendimento customizado ao cliente, considerando sua jornada e necessidades ao longo da régua de relacionamento; seja quanto ao respeito aos seus dados e privacidade, algo que passou a ser muito essencial para o público atualmente. O consumidor busca um relacionamento humanizado e individualizado, de forma que se sinta de fato importante para a marca. E isso faz toda a diferença.
1 de dezembro de 2024
Judicialização predatória afeta equilíbrio do setor de saúde
30 de novembro de 2024
Ensino técnico se adapta às demandas do mercado
Por que a relação com o trabalho continua pouco saudável para a maioria?
23 de agosto de 2024
PERFIL: Rubens Angelo
20 de agosto de 2024
Propósito de Marca: Vico Benevides
26 de julho de 2024
PERFIL: Leonardo Aguiar
8 de novembro de 2024
Do Brasil para o Mundo: Fórum Estadão Think Discute Soluções Globais
7 de novembro de 2024
Estadão Summit Agro: o futuro do agronegócio em debate
5 de novembro de 2024
Conheça os vencedores do Prêmio Lugares Mais Incríveis para Trabalhar
28 de outubro de 2024
Marcas Mais 2024: Estadão divulga o ranking das marcas mais envolventes do Brasil
17 de outubro de 2024
Marcas Mais 2024: premiação acontecerá em São Paulo, dia 23
12 de maio de 2023
Minha Canção #12 – Marcelo D2 (Parte 01)
5 de maio de 2023
Por Aí, com Patrícia Ferraz – 10ª edição do ‘Paladar Cozinha do Brasil’
3 de maio de 2023
Som a Pino Entrevista BNegão: ‘Eu gosto da possibilidade de viver tudo’
21 de agosto de 2023
Mochila da ‘raposinha’: conheça a marca Fjällräven, que virou febre no verão europeu e na Faria Lima
19 de agosto de 2023
‘Quero ser um jogador global’, diz Neymar sobre decisão de jogar no Al Hilal, da Arábia Saudita
2 de agosto de 2023
BRADESCO SEGUROS E TADEU SCHMIDT TRAZEM ‘TADEUZINHO’ PARA CONSCIENTIZAR POPULAÇÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DO SEGURO AUTO