Realizado na última quarta (5), o debate online “As perspectivas das organizações sobre a crise climática”, realizado pelo Estadão Blue Studio com patrocínio da Deloitte, contou com a participação de Anselmo Bonservizzi, sócio-líder de Risk Advisory da Deloitte, e Eduardo Aranibar, CEO da AYA Earth, com mediação do jornalista Daniel Gonzalez. Mais de 80% dos […]
6 de abril de 2023
Realizado na última quarta (5), o debate online “As perspectivas das organizações sobre a crise climática”, realizado pelo Estadão Blue Studio com patrocínio da Deloitte, contou com a participação de Anselmo Bonservizzi, sócio-líder de Risk Advisory da Deloitte, e Eduardo Aranibar, CEO da AYA Earth, com mediação do jornalista Daniel Gonzalez.
Mais de 80% dos executivos acreditam que as iniciativas climáticas trazem resultado a longo prazo, enquanto 74% concordam que a sua organização pode continuar a crescer à medida que reduzem suas emissões de carbono. Esses dados foram ressaltados por Bonservizzi durante o bate-papo. “Então, o otimismo continua valendo, nesse momento, e a gente vê que as pessoas entendem que isso pode fazer parte da estratégia do seu negocio. Mas, ainda nessa pesquisa, 48% investiram nas tecnologias necessárias.”
O executivo da Deloitte também destacou que há duas vertentes quando o assunto são as transformações climáticas “A primeira é aquela onda em que eu transformo os meus produtos de uma forma ambientalmente um pouco mais responsável, um pouco mais amigável: transformo as embalagens, eu mudo um pouco a minha matriz energética aqui e ali. Com alterações mais simples, eu consigo fazer [a mudança] em um tempo pequeno e colocar isso em prática. Agora, as transformações estratégicas e estruturais, essas requerem um recurso maior, requerem tempo maior e também uma estratégia para que sejam implementadas.”
Já Eduardo Aranibar concorda com a visão de que há, sim, um otimismo muito grande das empresas e dos executivos, de que o crescimento é possível com o desenvolvimento econômico sustentável, mas que, a partir do momento que observamos quem de fato está tomando ações, o cenário vai ficando um pouco menos otimista.
“Um dos principais desafios é garantir que isso entre na pauta da liderança e que seja prioridade estratégica da empresa, e não uma área subsidiária ou uma pauta secundária”, pontua. “Porque, senão, infelizmente, a gente vai continuar vendo, ano após ano, um otimismo grande, de que esse desenvolvimento pode ser feito, ligado ao meio ambiente, mas não vai ver isso acontecendo no mundo real. Porque as ações são complexas, a área industrial exige um investimento, um planejamento que não vai envolver apenas a área de sustentabilidade, mas também a diretoria de operação, a área de engenharia.”
Clique aqui para ver o debate na íntegra.
19 de novembro de 2024
Obesidade no Brasil: causas, tratamentos e desafios de uma epidemia silenciosa
Política Nacional do Câncer aprovada demanda regulamentação e diálogo
Morar e viver bem na maturidade
23 de agosto de 2024
PERFIL: Rubens Angelo
20 de agosto de 2024
Propósito de Marca: Vico Benevides
26 de julho de 2024
PERFIL: Leonardo Aguiar
8 de novembro de 2024
Do Brasil para o Mundo: Fórum Estadão Think Discute Soluções Globais
7 de novembro de 2024
Estadão Summit Agro: o futuro do agronegócio em debate
5 de novembro de 2024
Conheça os vencedores do Prêmio Lugares Mais Incríveis para Trabalhar
28 de outubro de 2024
Marcas Mais 2024: Estadão divulga o ranking das marcas mais envolventes do Brasil
17 de outubro de 2024
Marcas Mais 2024: premiação acontecerá em São Paulo, dia 23
12 de maio de 2023
Minha Canção #12 – Marcelo D2 (Parte 01)
5 de maio de 2023
Por Aí, com Patrícia Ferraz – 10ª edição do ‘Paladar Cozinha do Brasil’
3 de maio de 2023
Som a Pino Entrevista BNegão: ‘Eu gosto da possibilidade de viver tudo’
21 de agosto de 2023
Mochila da ‘raposinha’: conheça a marca Fjällräven, que virou febre no verão europeu e na Faria Lima
19 de agosto de 2023
‘Quero ser um jogador global’, diz Neymar sobre decisão de jogar no Al Hilal, da Arábia Saudita
2 de agosto de 2023
BRADESCO SEGUROS E TADEU SCHMIDT TRAZEM ‘TADEUZINHO’ PARA CONSCIENTIZAR POPULAÇÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DO SEGURO AUTO