Vida que pulsa: live discute os avanços e os desafios da hemofilia no Brasil

Meet Point Estadão Think debateu os aspectos sociais, emocionais e logísticos enfrentados por quem tem a doença, além das novas perspectivas com terapias mais práticas e eficazes

30 de abril de 2025

Vida que pulsa: live discute os avanços e os desafios da hemofilia no Brasil

A hemofilia foi o tema do Meet Point Estadão Think, realizado no último dia 24, com patrocínio da Novo Nordisk.

Participaram do encontro a médica hematologista Christiane Maria da Silva Pinto, hematologista pediátrica do Serviço de Hemofilias e Coagulopatias Hereditárias da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp); Priscilla Mattar, vice-presidente médica da Novo Nordisk Brasil; e Fabio Ferreira (Fabio NegoSom)músico e estudante de Publicidade, pessoa com hemofilia. A mediação foi da jornalista Camila Silveira.

O Brasil é a quarta maior população mundial de pessoas diagnosticadas com a doença, com mais de 13 mil brasileiros afetados. Considerada rara, a hemofilia é caracterizada por sangramentos devido à deficiência de fatores de coagulação – fatores VIII (hemofilia A) ou IX (hemofilia B).

“Esses fatores são como elos de uma corrente. Quando falta um elo, a coagulação não ocorre adequadamente, o que resulta em sangramentos persistentes”, explicou Christiane.

Priscilla Mattar, vice-presidente médica da Novo Nordisk Brasil, disse que é preciso continuar avançando no desenvolvimento de terapias para a hemofilia, que é o campo de atuação da farmacêutica há mais de quatro décadas. “Buscamos ir além. Se já conseguimos eliminar sangramentos, por que não pensar em oferecer mais comodidade aos pacientes?”

Na foto: Da esquerda para a direita: Camila Silveira, jornalista; Fabio NegoSom, músico e estudante de Publicidade; Christiane Maria da Silva Pinto, hematologista pediátrica da Unifesp; e Priscilla Mattar, vice-presidente médica da Novo Nordisk Brasil (Foto: Fernando Roberto/Estadão Blue Studio)

Clique aqui para ler a matéria completa, produzida pelo Estadão Blue Studio, com patrocínio de Novo Nordisk Brasil.