Pesquisa com profissionais das áreas de Engenharia, Agronomia e Geociências aponta perspectivas promissoras e alto índice de satisfação
30 de maio de 2025
A dificuldade estrutural do Brasil em relação às Ciências Exatas é uma das razões dos dados recentes que mostram que a queda média no ingresso em cursos universitários das Engenharias no País é de 23% nos últimos oito anos.
O número chega a 52% quando se trata da Engenharia Civil, a especialidade mais procurada – trata-se da área de formação de 44% dos profissionais registrados no Confea.
De acordo com especialistas, há uma relação direta entre a disponibilidade de profissionais de Engenharia e o nível de desenvolvimento e crescimento econômico de um país.
“Todos os casos de quem conseguiu sustentar a economia forte ou passou por uma transformação positiva nas últimas décadas envolvem a ampliação do índice de profissionais de Engenharia”, diz Vinicius Marchese Marinelli (foto), presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea).
No caso do Brasil, a média atual é de 5,5 engenheiros para cada mil habitantes, mas uma projeção feita pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) indica que o ideal seria ter pelo menos três vezes mais.
Para se ter uma ideia, países como Alemanha, Japão e Estados Unidos chegam a ter 25 profissionais por mil habitantes.
O presidente do Confea destaca que, na China, o índice vem subindo e já chega a 13 profissionais para cada mil habitantes, mesmo com a população de 1,4 bilhão de pessoas.
“Há metas regionais para a formação de engenheiros e uma forte cobrança do governo central para que as metas sejam alcançadas. Trata-se de um projeto de política pública, de pensamento de longo prazo, algo que está faltando no Brasil.”
Clique aqui para ler a matéria completa, produzida pelo Estadão Blue Studio, com patrocínio de Conselho Federal de Engenharia e Agronomia.
9 de dezembro de 2025
Educação técnica ganha força como caminho para o ensino superior e o mercado de trabalho
Zurich reforça estratégia de resiliência climática para empresas
5 de dezembro de 2025
Caravana da CNI e do Sebrae mapeia desafios e oportunidades de inovação de cada região do Brasil
10 de dezembro de 2025
“O maior inimigo das marcas é a apatia”, diz o Cofundador e CCO da Euphoria Creative, Marcelo Rizério
PERFIL PROFISSIONAL: Paulo Humberto Gouvea
4 de dezembro de 2025
PERFIL PROFISSIONAL: Felipe Garcia
20 de dezembro de 2024
Estadão Summit Imobiliário 2024: debates estratégicos marcaram a 9ª edição do evento
19 de dezembro de 2024
Fórum Estadão Reconstrução da Educação
5 de dezembro de 2024
Prêmio Estadão Finanças Mais 2024
3 de dezembro de 2025
Marcas Mais 2025: ‘Estadão’ divulga o ranking das marcas mais envolventes do Brasil
25 de novembro de 2025
Conheça os vencedores do Prêmio Lugares Mais Incríveis para Trabalhar 2025
2 de outubro de 2025
Top Imobiliário 2025 consagra players do setor e celebra a força do mercado em SP
12 de maio de 2023
Minha Canção #12 – Marcelo D2 (Parte 01)
5 de maio de 2023
Por Aí, com Patrícia Ferraz – 10ª edição do ‘Paladar Cozinha do Brasil’
3 de maio de 2023
Som a Pino Entrevista BNegão: ‘Eu gosto da possibilidade de viver tudo’
21 de agosto de 2023
Mochila da ‘raposinha’: conheça a marca Fjällräven, que virou febre no verão europeu e na Faria Lima
19 de agosto de 2023
‘Quero ser um jogador global’, diz Neymar sobre decisão de jogar no Al Hilal, da Arábia Saudita
2 de agosto de 2023
BRADESCO SEGUROS E TADEU SCHMIDT TRAZEM ‘TADEUZINHO’ PARA CONSCIENTIZAR POPULAÇÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DO SEGURO AUTO