Podcast É Sobre Educação debate como o uso ético e consciente das tecnologias transforma o processo de ensino e fortalece o papel do aluno na aprendizagem
27 de novembro de 2025
O novo episódio do podcast É Sobre Educação, produção do Estadão Blue Studio em parceria com o Serviço Social da Indústria de São Paulo (Sesi-SP), abordou o desafio das escolas em ensinar os alunos a usar a tecnologia com propósito.
Participaram da conversa Caio de Godoy Camargo, supervisor técnico educacional do Sesi-SP, e Daniela Machado, coordenadora de Educação do EducaMídia, do Instituto Palavra Aberta. Eles refletiram sobre inovação, letramento digital e o papel humanizador da tecnologia.
“Tivemos de fazer poucas adaptações”, diz Camargo sobre o Sesi-SP, que, segundo ele, está preparado para as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Computação, em vigor desde 2022.
“A grande mudança é deixar o trabalho mais transdisciplinar, integrando o pensamento computacional em todas as disciplinas”. Ele explica que a rede conta com 18 formadores de tecnologia e mais de 200 orientadores de educação digital atuando em 140 escolas.
Já Daniela reforça o fato de que o ponto central da educação digital é formar cidadãos críticos e éticos – e que o uso responsável das tecnologias deve começar cedo.
“Toda vez que a escola trabalha um tema relacionado ao mundo digital, é importante provocar reflexões. Não se trata apenas de usar ferramentas, mas de questionar como funcionam, que vozes são privilegiadas e quais são silenciadas”, diz a coordenadora.
“Educar também é proteger. Ainda que a gente tenha restrições ao uso de dispositivos, isso não significa proibir a tecnologia. É preciso preparar os estudantes para um uso consciente, equilibrado e fortalecedor.”
Entre as iniciativas do Sesi-SP que aproximam os alunos da tecnologia de forma crítica e criativa, estão o projeto Influencers, que estimula estudantes a liderar ações nas áreas de cultura, esporte e tecnologia; o Makerthon, competição que desafia jovens a resolver problemas reais com base na cultura maker e em inteligência artificial; e a Jornada Steam, que valoriza práticas inovadoras desenvolvidas nas escolas e resulta em publicações anuais.
Clique aqui para ler a matéria completa, produzida pelo Estadão Blue Studio, com patrocínio de Sesi-SP.
29 de abril de 2026
Endividamento elevado impulsiona busca por crédito emergencial fora dos bancos
Conclusão de obras no córrego Veleiros amplia capacidade de drenagem na zona sul
26 de abril de 2026
A nova era da cirurgia do joelho
16 de abril de 2026
Trends: “Vemos uma tendência de as pessoas darem mais valor para as experiências”, diz Eduardo Malheiros, CEO do Grupo Wish
26 de março de 2026
Trends: “A inteligência artificial não vai substituir aquele calor humano da recepção do hotel”, diz Ronaldo Beber, CEO da Gramado Parks
12 de março de 2026
Trends: “Aliar hospitalidade e entretenimento é o grande diferencial”, diz Lucas Fiuza, CEO da WAM Experience
20 de dezembro de 2024
Estadão Summit Imobiliário 2024: debates estratégicos marcaram a 9ª edição do evento
19 de dezembro de 2024
Fórum Estadão Reconstrução da Educação
5 de dezembro de 2024
Prêmio Estadão Finanças Mais 2024
29 de dezembro de 2025
Guia de Pós+MBA 2025
11 de dezembro de 2025
Prêmio Mobilidade Estadão 2026
10 de dezembro de 2025
Estadão apresenta: Guia da Faculdade 2025
12 de maio de 2023
Minha Canção #12 – Marcelo D2 (Parte 01)
5 de maio de 2023
Por Aí, com Patrícia Ferraz – 10ª edição do ‘Paladar Cozinha do Brasil’
3 de maio de 2023
Som a Pino Entrevista BNegão: ‘Eu gosto da possibilidade de viver tudo’
21 de agosto de 2023
Mochila da ‘raposinha’: conheça a marca Fjällräven, que virou febre no verão europeu e na Faria Lima
19 de agosto de 2023
‘Quero ser um jogador global’, diz Neymar sobre decisão de jogar no Al Hilal, da Arábia Saudita
2 de agosto de 2023
BRADESCO SEGUROS E TADEU SCHMIDT TRAZEM ‘TADEUZINHO’ PARA CONSCIENTIZAR POPULAÇÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DO SEGURO AUTO