Turismo no Sul ganha força com eventos, infraestrutura e parcerias

Encontro no ‘Estadão’ reuniu representantes do poder público e do setor privado para discutir o potencial de crescimento no Rio Grande do Sul

16 de abril de 2026

Turismo no Sul ganha força com eventos, infraestrutura e parcerias

O vice-governador do Rio Grande do Sul, Gabriel Souza, o CEO da Gramado Parks, Ronaldo Costa Beber, e a presidente da Gramadotur, Rosa Helena Volk, foram os convidados do Meet Point Estadão Think, realizado no dia 9 de abril, em São Paulo.

Sob mediação do jornalista Eduardo Geraque, o encontro teve como tema o potencial de crescimento do turismo no Rio Grande do Sul. Embora Gramado e Canela figurem há décadas como destinos consolidados, o Estado quer ampliar o potencial turístico para outras cidades e regiões.

“Criamos um plano estadual de desenvolvimento econômico sustentável para o Estado”, afirmou Souza. Segundo ele, consultorias internacionais estão ajudando a estruturar essa estratégia para os próximos 20 anos. “Não é só a região da serra, dos vinhedos, das hortênsias (…) Temos ainda turismo termal, muito forte na região central do Estado, turismo das oliveiras, de compras.”

A expansão do turismo depende diretamente de uma boa infraestrutura e mobilidade. Por esse motivo, alguns projetos em andamento chamam tanta atenção. É o caso do aeroporto de Vila Oliva, considerado estratégico para atender a Serra Gaúcha.

“Trata-se de uma obra federal, em parceria com a Prefeitura de Caxias do Sul, próxima a Gramado, que vai viabilizar um boom de crescimento de visitantes, com efeitos positivos em toda a região”, disse o vice-governador. A circulação de turistas também será facilitada por uma nova ponte que ligará as duas localidades, fruto do compromisso do Governo do Rio Grande do Sul.

Clique aqui para ler a matéria completa, produzida pelo Estadão Blue Studio, com patrocínio de RTSC.