Transformações sociais mudam ensino e carreira

Com IA e novas economias, futuro do trabalho exige formação contínua e foco em soft skills

6 de maio de 2025

Transformações sociais mudam ensino e carreira

A tecnologia é o motor principal da transformação do ensino, trazendo impactos transversais a todas as profissões. É o que diz na Luiza Kuller, coordenadora de Educação e Inovação Educacional do Senac São Paulo.

Ela também ressalta que fenômenos emergentes na sociedade, como economia verde (relacionada à sustentabilidade) e economia criativa (atividades baseadas em inovação e conhecimento), influenciam o aumento da demanda sobre certas áreas de trabalho.

Dados globais divulgados pelo LinkedIn mostram que a expectativa é de que a lista das principais habilidades esperadas dos profissionais será alterada em pelo menos 65% até o final da década.

“Isso mostra que o futuro do trabalho será cada vez mais baseado em competências, e não apenas em formações tradicionais ou certificações formais”, analisa Milton Beck, diretor-geral do LinkedIn para a América Latina.

O executivo também ressalta que os alunos devem ser preparados para esse novo cenário conseguindo navegar bem entre o lado técnico e o lado humano do trabalho. “É essencial que os currículos passem a incluir, desde cedo, temas como inteligência artificial, ciência de dados, pensamento computacional e ética digital.”

Clique aqui para ler a matéria completa, produzida pelo Estadão Blue Studio.

Leia outra matérias relacionadas:

Equilíbrio pessoal fortalece a vida profissional
Hobbies, esporte e meditação ajudam a desenvolver soft skills e melhoram o rendimento no trabalho.

IA exige qualificação em todas as gerações profissionais
Adaptação à inteligência artificial impulsiona integração de jovens e veteranos no mercado de trabalho.