Com apoio da XP, empresas exemplificam um agronegócio que alia sucessão familiar estruturada, inovação financeira e inteligência de mercado
28 de novembro de 2025
Empresas como a São Salvador Alimentos (SSA) e o Grupo Flora Agropecuária se destacam nesta nova fase do agronegócio brasileiro como exemplos de organizações que unem tradição e inovação para crescer com eficiência e sustentabilidade.
E a parceria com a XP é a responsável por potencializar essa transformação, já que a empresa atua ponte entre o campo e o mercado financeiro, oferecendo soluções que vão de crédito estruturado e operações de hedge a inteligência de mercado e planejamento financeiro – ajudando o agro empresarial a tomar decisões mais seguras e estratégicas.
A SSA, por exemplo, é uma indústria de alimentos de grande porte, fundada em 1991 na cidade de Itaberaí (GO) e que, atualmente, conta com 9.300 colaboradores diretos e indiretos e marca presença em 20 estados brasileiros e no Distrito Federal
A empresa possui uma cadeia produtiva verticalizada, controlando todas as etapas – do campo ao ponto de venda –, e evoluiu com uma estrutura de governança sólida e sucessão familiar bem planejada, garantindo competitividade em um setor de margens desafiadoras.
Já a Flora Agronegócio modernizou sua gestão e aprimorou estratégias de comercialização e proteção de margens, representando um agro moderno, analítico e eficiente, que cresce com base em gestão e parceria.
Apesar de o setor viver uma fase de margens estreitas, a Flora mantém crescimento com disciplina na comercialização e no uso de informações de mercado e com a expansão na pecuária, que garantiram dobrar o número de abate nos últimos dois anos.
A XP, ao apoiar grupos de diferentes portes e perfis, reforça seu papel como parceira da nova pecuária e da agroindústria moderna – um agro que valoriza gestão, governança e sustentabilidade econômica.
Gilvania Rufino, líder da XP em Mato Grosso, diz que o agro brasileiro deu um salto de profissionalização nos últimos anos e que a XP tem sido protagonista nesse movimento.
“Nosso papel vai muito além de investimentos. Estamos conectando o campo ao que há de mais moderno em gestão financeira, estruturação de capital e proteção de margens”, explica a especialista.
“Ajudamos o produtor e o empresário rural a navegar o mercado com visão estratégica, transformando gestão familiar em gestão empresarial, com governança, inteligência financeira e acesso a instrumentos antes restritos a grandes corporações.”
Clique aqui para ler a matéria completa, produzida pelo Estadão Blue Studio, com patrocínio de XP.
15 de dezembro de 2025
IA vira aliada para reduzir acidentes e proteger motoristas nas estradas brasileiras
13 de dezembro de 2025
Programa REVERTE® ganha escala na recuperação produtiva do Cerrado
12 de dezembro de 2025
Grupo 2W Motors entra em nova fase com as marcas Vespa e Piaggio no Brasil
16 de dezembro de 2025
PERFIL PROFISSIONAL Lucas Aliberti
11 de dezembro de 2025
PERFIL PROFISSIONAL: Debora Cristina Rodrigues
10 de dezembro de 2025
“O maior inimigo das marcas é a apatia”, diz o Cofundador e CCO da Euphoria Creative, Marcelo Rizério
20 de dezembro de 2024
Estadão Summit Imobiliário 2024: debates estratégicos marcaram a 9ª edição do evento
19 de dezembro de 2024
Fórum Estadão Reconstrução da Educação
5 de dezembro de 2024
Prêmio Estadão Finanças Mais 2024
Prêmio Mobilidade Estadão 2026
Estadão apresenta: Guia da Faculdade 2025
3 de dezembro de 2025
Marcas Mais 2025: ‘Estadão’ divulga o ranking das marcas mais envolventes do Brasil
12 de maio de 2023
Minha Canção #12 – Marcelo D2 (Parte 01)
5 de maio de 2023
Por Aí, com Patrícia Ferraz – 10ª edição do ‘Paladar Cozinha do Brasil’
3 de maio de 2023
Som a Pino Entrevista BNegão: ‘Eu gosto da possibilidade de viver tudo’
21 de agosto de 2023
Mochila da ‘raposinha’: conheça a marca Fjällräven, que virou febre no verão europeu e na Faria Lima
19 de agosto de 2023
‘Quero ser um jogador global’, diz Neymar sobre decisão de jogar no Al Hilal, da Arábia Saudita
2 de agosto de 2023
BRADESCO SEGUROS E TADEU SCHMIDT TRAZEM ‘TADEUZINHO’ PARA CONSCIENTIZAR POPULAÇÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DO SEGURO AUTO