Tradição, gestão e finanças impulsionam a transformação no campo

Com apoio da XP, empresas exemplificam um agronegócio que alia sucessão familiar estruturada, inovação financeira e inteligência de mercado

28 de novembro de 2025

Tradição, gestão e finanças impulsionam a transformação no campo

Empresas como a São Salvador Alimentos (SSA) e o Grupo Flora Agropecuária se destacam nesta nova fase do agronegócio brasileiro como exemplos de organizações que unem tradição e inovação para crescer com eficiência e sustentabilidade.

E a parceria com a XP é a responsável por potencializar essa transformação, já que a empresa atua ponte entre o campo e o mercado financeiro, oferecendo soluções que vão de crédito estruturado e operações de hedge a inteligência de mercado e planejamento financeiro – ajudando o agro empresarial a tomar decisões mais seguras e estratégicas.

A SSA, por exemplo, é uma indústria de alimentos de grande porte, fundada em 1991 na cidade de Itaberaí (GO) e que, atualmente, conta com 9.300 colaboradores diretos e indiretos e marca presença em 20 estados brasileiros e no Distrito Federal

A empresa possui uma cadeia produtiva verticalizada, controlando todas as etapas – do campo ao ponto de venda –, e evoluiu com uma estrutura de governança sólida e sucessão familiar bem planejada, garantindo competitividade em um setor de margens desafiadoras.

Já a Flora Agronegócio modernizou sua gestão e aprimorou estratégias de comercialização e proteção de margens, representando um agro moderno, analítico e eficiente, que cresce com base em gestão e parceria.

Apesar de o setor viver uma fase de margens estreitas, a Flora mantém crescimento com disciplina na comercialização e no uso de informações de mercado e com a expansão na pecuária, que garantiram dobrar o número de abate nos últimos dois anos.

A XP, ao apoiar grupos de diferentes portes e perfis, reforça seu papel como parceira da nova pecuária e da agroindústria moderna – um agro que valoriza gestão, governança e sustentabilidade econômica.

Gilvania Rufino, líder da XP em Mato Grosso, diz que o agro brasileiro deu um salto de profissionalização nos últimos anos e que a XP tem sido protagonista nesse movimento.

“Nosso papel vai muito além de investimentos. Estamos conectando o campo ao que há de mais moderno em gestão financeira, estruturação de capital e proteção de margens”, explica a especialista.

“Ajudamos o produtor e o empresário rural a navegar o mercado com visão estratégica, transformando gestão familiar em gestão empresarial, com governança, inteligência financeira e acesso a instrumentos antes restritos a grandes corporações.”

Clique aqui para ler a matéria completa, produzida pelo Estadão Blue Studio, com patrocínio de XP.