Stellantis anuncia investimento de R$ 32 bilhões na América do Sul até 2030

Recursos serão destinados ao lançamento de novos produtos e também para inovação voltada à sustentabilidade

21 de maio de 2025

Stellantis anuncia investimento de R$ 32 bilhões na América do Sul até 2030

A Stellantis, que criou 1.900 novas oportunidades de emprego no Brasil, anunciou o investimento de R$ 32 bilhões na América do Sul entre 2025 e 2030, sendo esse o maior aporte já feito pelo setor automotivo na região.

“Essa expansão reforça nossa base tecnológica e reafirma a engenharia nacional como um dos pilares da nossa competitividade global”, diz Emanuele Cappellano, presidente da Stellantis para a América do Sul.

Segundo a empresa, os recursos serão destinados ao lançamento de 40 novos produtos, oito novos powertrains e ao desenvolvimento de tecnologias voltadas à descarbonização e à eletrificação da frota. As novidades incluem inovações na cadeia de suprimentos e tecnologias Bio-Hybrid e novas oportunidades estratégicas de negócio.

O objetivo é reduzir emissões tanto na produção quanto no uso dos veículos. De acordo com Cappellano, 55% das emissões vêm de etapas como manufatura, cadeia de suprimentos, logística e infraestrutura. Já os 45% restantes estão ligados ao produto final.

A companhia é responsável por desenvolver a solução híbrida Bio-Hybrid, que já está sendo aplicada em veículos produzidos no Brasil e oferece diferentes níveis de hibridização: Bio-Hybrid, Bio-Hybrid e-DCT, Bio-Hybrid Plug-In e 100% elétrica (BEV). Assim, é possível atender diferentes segmentos do mercado, dos modelos de entrada aos premiums.

Neste contexto, a Stellantis inaugurou o TechMobility – Centro de Desenvolvimento de Produto & Mobilidade Híbrida-Flex – no polo automotivo de Betim (MG). O novo centro, o maior da América Latina em seu segmento, será responsável pelo desenvolvimento de motores a combustão de alta eficiência, além de tecnologias de eletrificação de baixa e alta voltagem.

Clique aqui para ler a matéria completa, produzida pelo Estadão Blue Studio, com patrocínio de Stellantis.