Soft skills e formação humanística são essenciais na era da IA

Estudos indicam as habilidades interpessoais e pensamento crítico como determinantes para o sucesso profissional

10 de março de 2025

Soft skills e formação humanística são essenciais na era da IA

Um estudo realizado pela McKinsey & Company mostra que, até 2030, a demanda por competências como pensamento crítico, resolução de problemas complexos e inteligência emocional crescerá 26%.

Outro levantamento feito pela PwC também pontua que, além das habilidades técnicas, os profissionais precisarão dominar habilidades como capacidade de liderar, negociar e tomar decisões embasadas em princípios éticos.

Isso porque, em um mundo no qual a inteligência artificial (IA) vem transformando o mercado de trabalho, torna-se primordial identificar quais habilidades exclusivamente humanas se manterão indispensáveis.

Neste contexto, a Faculdade Belavista tem como um de seus diferenciais a importância dada à inteligência emocional. Com cursos de Direito e Economia, a instituição se preocupa com a formação integral dos alunos está presente em todo o período de estudo e investe em disciplinas como Filosofia, Antropologia, Ética e Literatura.

“Ao estudar grandes pensadores e debater dilemas morais, o estudante desenvolve senso crítico e aprende a enxergar o impacto das suas decisões”, diz Renato Moraes, coordenador de Humanidades da Faculdade Belavista. Ele entende que uma abordagem ampla de mundo prepara os alunos para as dificuldades que vão além da técnica.

Clique aqui para ler a matéria completa, produzida pelo Estadão Blue Studio, com patrocínio de Faculdade Belavista.