Senar-SP oferece cursos para trabalhadores rurais

Aumentar a renda das propriedades e fixar a população no campo são objetivos dos mais de 400 títulos disponibilizados gratuitamente pela instituição

8 de março de 2025

Senar-SP oferece cursos para trabalhadores rurais

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de São Paulo (Senar-SP), vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp), oferece mais de 400 cursos gratuitos e presenciais sobre os mais diversos temas voltados ao universo agrossilvipastoril.

O objetivo é reunir pessoas que atuam ou desejam atuar no meio rural, em todo o Estado de São Paulo, e promover o conhecimento em áreas como apicultura, artesanato, operação de máquinas, gerenciamento da propriedade, inclusão digital e combate a incêndios.

Os cursos possuem carga horária variável, que pode ir de 8 horas a 1.600 horas, e são oferecidos em parceria com os 237 sindicatos rurais ligados ao sistema, que atuam em todos os 645 municípios paulistas. Para ver as opções, acesse faespsenar.com.br.

Com mais de mil instrutores especializados nos temas apresentados, o Senar-SP desenvolve novos cursos a partir da demanda de capacitação e da necessidade do mundo do trabalho, além de atualizar os cursos já existentes por meio de necessidades identificadas pelos sindicatos.

Um dos cursos de formação, por exemplo, é o Jovem Agricultor do Futuro, que proporciona a aquisição de competências relacionadas ao desenvolvimento como pessoa autônoma e responsável. Jair Kaczinski, gerente do Senar-SP, diz que “um dos pontos cruciais dessa formação é incentivar o jovem a interagir com a sociedade em torno dele, ir à cidade, fazer contatos, conversar, largar um pouco o celular e ver como a vida funciona de verdade”.

Mais de 5 milhões de pessoas já foram beneficiadas pelos cursos do Senar-SP, instituição que teve a criação prevista pela Constituição de 1988 e que começou a ter atuação efetiva no Estado de São Paulo em 1993.

Clique aqui para ler a matéria completa, produzida pelo Estadão Blue Studio, com patrocínio de Faesp.