Gerenciar risco é a essência do que sabemos fazer’, diz Edson Franco, presidente da Zurich Seguros
11 de dezembro de 2025
A crise climática é um tema que já está incorporado há tempos no dia a dia da Zurich, grupo de 150 anos de história que tem adotado uma estratégia que vai além das indenizações e entra no território da prevenção, adaptação e do apoio às políticas públicas.
“Os desafios são enormes, mas o jogo não está perdido”, afirma Edson Franco, CEO da operação brasileira da seguradora, que investe em modelos avançados de análise climática.
O Zurich Climate Spotlight é um dos exemplos de iniciativas nesse sentido. A ferramenta cruza dados históricos, informações de diversas instituições como Nasa e Inpe e simulações globais de comportamento climático futuro para permitir que empresas e governos planejem infraestruturas mais resilientes – como mapear áreas mais vulneráveis em cidades, galpões industriais fora da zona de inundação e sistemas de drenagem mais robustos para os setores público e privado.
E o trabalho já vem sendo observado na prática, como na caso da prefeitura de Madri, que buscou a Zurich para entender como ondas de calor extremo estavam afetando crianças nas escolas e no seu trajeto. A Zurich Resilience Solutions mapeou rotas, avaliou vulnerabilidades e ajudou a identificar soluções de curto prazo.
“O Global Risk Report, patrocinado anualmente pela Zurich em parceria com a corretora Marsh, é um relatório global. O documento mais recente mostra que cinco dos dez maiores riscos hoje são climáticos ou ambientais. E quatro dos cinco primeiros são riscos climáticos ou ambientais. Portanto, esse tema já é uma realidade e podemos vê-lo no nosso dia a dia”, afirma Franco.
Toda a estratégia atual da seguradora ganhou ainda mais visibilidade durante a COP-30, em Belém, evento no qual a Zurich decidiu marcar presença robusta, com a participação de seu presidente global, executivos internacionais e a liderança brasileira.
A empresa integrou painéis, reuniões de trabalho e a chamada Casa do Seguro, defendendo a necessidade de incluir o setor securitário nas políticas de mitigação e adaptação dos países. Para Franco, o encontro amazônico deixou clara a urgência de retomar compromissos multilaterais: “A gente precisa transformar promessas em execução”.
A Zurich aproveitou a conferência para destacar também sua parceria com o Instituto Terra, responsável pela recuperação de áreas de Mata Atlântica em Minas Gerais e no Espírito Santo.
A seguradora apoia financeiramente as ações de reflorestamento, que já permitiram triplicar a área restaurada. Internamente, a iniciativa é vista como exemplo de que o setor privado não apenas responde a riscos, mas pode atuar diretamente na redução deles.
Clique aqui para ler a matéria completa, produzida pelo Estadão Blue Studio, com patrocínio de Zurich.
7 de janeiro de 2026
Santa Catarina: segurança em primeiro lugar
6 de janeiro de 2026
Novos modelos do sistema financeiro ampliam desigualdades entre trabalhadores
Viva Água chega ao Cantareira e à Bahia
16 de dezembro de 2025
PERFIL PROFISSIONAL Lucas Aliberti
PERFIL PROFISSIONAL: Debora Cristina Rodrigues
10 de dezembro de 2025
“O maior inimigo das marcas é a apatia”, diz o Cofundador e CCO da Euphoria Creative, Marcelo Rizério
20 de dezembro de 2024
Estadão Summit Imobiliário 2024: debates estratégicos marcaram a 9ª edição do evento
19 de dezembro de 2024
Fórum Estadão Reconstrução da Educação
5 de dezembro de 2024
Prêmio Estadão Finanças Mais 2024
29 de dezembro de 2025
Guia de Pós+MBA 2025
Prêmio Mobilidade Estadão 2026
Estadão apresenta: Guia da Faculdade 2025
12 de maio de 2023
Minha Canção #12 – Marcelo D2 (Parte 01)
5 de maio de 2023
Por Aí, com Patrícia Ferraz – 10ª edição do ‘Paladar Cozinha do Brasil’
3 de maio de 2023
Som a Pino Entrevista BNegão: ‘Eu gosto da possibilidade de viver tudo’
21 de agosto de 2023
Mochila da ‘raposinha’: conheça a marca Fjällräven, que virou febre no verão europeu e na Faria Lima
19 de agosto de 2023
‘Quero ser um jogador global’, diz Neymar sobre decisão de jogar no Al Hilal, da Arábia Saudita
2 de agosto de 2023
BRADESCO SEGUROS E TADEU SCHMIDT TRAZEM ‘TADEUZINHO’ PARA CONSCIENTIZAR POPULAÇÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DO SEGURO AUTO