Saúde no Campo: Senar leva atendimento e educação em saúde a comunidades rurais

Programa amplia acesso a cuidados rurais, reforçando prevenção e diagnóstico precoce em regiões afastadas

17 de maio de 2025

Saúde no Campo: Senar leva atendimento e educação em saúde a comunidades rurais

O Programa Saúde no Campo teve seu lançamento realizado durante o evento Cenário Geopolítico e a Agricultura Tropical, em São Paulo, na última terça-feira (6).

Apresentada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), a iniciativa busca levar assistência e promoção da saúde a produtores rurais e suas famílias, combinando três eixos principais: visitas domiciliares, teleconsultas e ações educativas.

As equipes realizam visitas periódicas às propriedades e são compostas por enfermeiros e técnicos de saúde rural. O objetivo é orientar as famílias sobre prevenção de doenças, diagnóstico precoce e cuidados básicos.

“O Brasil possui um sistema público de saúde que presta serviços relevantes, mas que, infelizmente, não consegue chegar a todas as pessoas, especialmente aquelas que vivem em áreas rurais”, afirmou Renilson Rehem de Souza (foto), diretor de Saúde e Promoção Social do Senar, durante o lançamento. “Nosso programa vem para complementar essa assistência, garantindo ações preventivas e educativas para quem mais precisa.”

O programa Saúde no Campo já está em execução em 11 Estados: Bahia, Tocantins, Mato Grosso, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia e Santa Catarina.

Mais de mil pessoas foram atendidas durante a primeira fase da iniciativa, realizada em três Estados-piloto, em outubro de 2024. Na segunda fase, em março deste ano, o programa foi expandido para mais oito Estados, com previsão de novas ampliações no segundo semestre.

Clique aqui para ler a matéria completa, produzida pelo Estadão Blue Studio, com patrocínio de Senar.