Santa Catarina: segurança em primeiro lugar

Com grande diversidade de atrações turísticas, o Estado se destaca também pelos índices de violência bem abaixo da média nacional

7 de janeiro de 2026

Santa Catarina: segurança em primeiro lugar

Brusque, Jaraguá do Sul e Tubarão são as três representantes catarinenses destacadas as mais seguras do Brasil, entre cidades com população acima de 100 mil habitantes, pelo ranking do Anuário Cidades Mais Seguras do Brasil, divulgado em novembro.

A edição mais recente do Anuário Brasileiro de Segurança Pública apontou que a taxa catarinense de mortes violentas intencionais por 100 mil habitantes caiu 37,5% na última década, passando de 13,6 para 8,5, ante a média nacional de 20,8. No mesmo período, a taxa de mortes no trânsito caiu 24,3% no Estado.

Os dados mais recentes também indicam números menores também em 2025. No período entre janeiro e novembro, por exemplo, a incidência de mortes violentas caiu 9% e a de homicídios despencou 15,4% em relação ao mesmo período de 2024 – que, por sua vez, já havia sido o melhor ano da série histórica.

Essa evolução não está acontecendo por acaso. É resultado de planejamento e de investimentos robustos, inclusive em novas tecnologias. Um dos destaques nesse sentido é o Projeto Reconhecimento Facial (ProRef), nova estratégia do governo de Santa Catarina para apoiar as forças policiais no combate ao crime.

A iniciativa já obteve testes bem-sucedidos realizados em festas como o Carnaval de Florianópolis, a Festa do Pinhão de Lages e a Oktoberfest de Blumenau. Agora, a iniciativa será implantada nas 60 cidades mais populosas do Estado, com investimentos de R$ 40 milhões até o final deste ano.

A aplicação da tecnologia nos eventos mencionados resultou em prisões e teve resultados imediatos na redução de crimes como furtos de celular, entre outros.

Santa Catarina e seus atrativos

A sensação de segurança contribui para que os visitantes desfrutem de tudo o que Santa Catarina oferece. Essa procura se reflete no fato de que, em outubro de 2025, o Aeroporto Internacional de Florianópolis alcançou a marca histórica de um milhão de passageiros internacionais em um mesmo ano.

Esse patamar só havia sido registrado no Brasil pelos aeroportos de Guarulhos, em São Paulo, e Galeão, no Rio de Janeiro. O ano fechou com 1,2 milhão de passageiros internacionais.

O Estado oferece uma diversidade incrível de atrativos, característica que se torna ainda mais impressionante quando se leva em conta que o Estado ocupa apenas 1,1% do território brasileiro.

O deslumbrante litoral certamente se destaca no verão, com as paisagens únicas de Florianópolis e a agitação de Balneário Camboriú, mas o turismo rural é uma alternativa para todo o ano, com vinícolas, hospedagem em fazendas e paisagens de tirar o fôlego, a exemplo da Serra do Rio do Rastro e dos cânions do Parque Nacional dos Aparados da Serra.

Clique aqui para ler a matéria completa, produzida pelo Estadão Blue Studio, com patrocínio de Governo de Santa Catarina.