Saiba por que o carro elétrico perde potência em alguns casos

Assim como os modelos com motor a combustão, o veículo movido a bateria tem o desempenho comprometido em certas situações

14 de janeiro de 2025

Saiba por que o carro elétrico perde potência em alguns casos

Davi Bertoncello, diretor de relações institucionais e cofundador da Tupi Mobilidade, empresa de soluções para o ecossistema da eletromobilidade, diz que o veículo com propulsão elétrica também pode ter sua potência comprometida – assim como um automóvel com motor a combustão pode ter seu desempenho afetado por causa de problemas nas velas de ignição ou ar-condicionado ligado, por exemplo.

“Trata-se de um caso muito raro e geralmente acontece somente quando a carga da bateria do carro elétrico está em níveis críticos”, explica Bertoncello.

De acordo com o especialista, a perda de potência do veículo elétrico é um artifício para “avisar” o motorista sobre o iminente esgotamento total da energia da bateria.

“Esse alerta será precedido por sinais sonoros e visuais no painel, quase sempre a partir de 20% de capacidade ou aproximadamente de 50 a 60 quilômetros de autonomia restante”, diz.

O clima é outro fator que pode impactar no desenvolvimento do veículo elétrico, já que a autonomia pode cair um pouco em dias extremamente quentes. Ele trabalha melhor em temperaturas amenas, entre 20° C e 22° C.

Clique aqui para ler a matéria completa, produzida pelo Estadão Blue Studio.