Renove — programa da Minerva Foods — aplica manejo regenerativo e alcança produtividade acima da média nacional
19 de novembro de 2025
A Minerva Foods, uma das principais exportadoras de proteína bovina da América do Sul, aproveitou a participação na COP-30 para apresentar o programa Renove, que demonstra, com dados de campo, que é possível reduzir emissões dentro da produção e elevar produtividade.
E o manejo da pastagem está no centro dessa mudança. “Quando você incrementa a disponibilidade de alimento, você consegue elevar a lotação daquele hectare”, diz Marta Giannichi, diretora global de Sustentabilidade da Minerva Foods e diretora da MyCarbon.
“Animais que comem mais engordam mais rápido, chegam ao peso de abate antes — e, assim, emitem menos metano.” É esse encadeamento que sustenta o desenho do programa.
“A pecuária é uma solução para mitigação e adaptação às mudanças climáticas. Um modelo produtivo de baixa emissão — regenerativo — tem condições reais de ser parte relevante da resposta global ao clima”, complementa Marta.
Com assistência técnica apoiada pela Minerva, o Renove possibilita que o produtor reformule o manejo. A iniciativa recupera pastagens, escolhe capim adequado, adota rotação, integra culturas (como soja, milho, sorgo ou algodão) — práticas que melhoram o solo, aceleram a terminação e reduzem emissões por quilo produzido.
Os resultados, de acordo com a diretora global, já mostram convergência, tendo em vista que as fazendas participantes emitem menos que a média nacional e apresentam um aumento no peso da carcaça. Menos carbono por unidade — mais valor no mesmo hectare.
Isso também tem efeito competitivo. Há mercados em que comprovação de baixa emissão e rastreabilidade já define acesso. Quem demonstra isso passa a disputar espaços antes inalcançáveis.
Clique aqui para ler a matéria completa, produzida pelo Estadão Blue Studio, com patrocínio de Minerva Foods.
15 de dezembro de 2025
IA vira aliada para reduzir acidentes e proteger motoristas nas estradas brasileiras
13 de dezembro de 2025
Programa REVERTE® ganha escala na recuperação produtiva do Cerrado
12 de dezembro de 2025
Grupo 2W Motors entra em nova fase com as marcas Vespa e Piaggio no Brasil
16 de dezembro de 2025
PERFIL PROFISSIONAL Lucas Aliberti
11 de dezembro de 2025
PERFIL PROFISSIONAL: Debora Cristina Rodrigues
10 de dezembro de 2025
“O maior inimigo das marcas é a apatia”, diz o Cofundador e CCO da Euphoria Creative, Marcelo Rizério
20 de dezembro de 2024
Estadão Summit Imobiliário 2024: debates estratégicos marcaram a 9ª edição do evento
19 de dezembro de 2024
Fórum Estadão Reconstrução da Educação
5 de dezembro de 2024
Prêmio Estadão Finanças Mais 2024
Prêmio Mobilidade Estadão 2026
Estadão apresenta: Guia da Faculdade 2025
3 de dezembro de 2025
Marcas Mais 2025: ‘Estadão’ divulga o ranking das marcas mais envolventes do Brasil
12 de maio de 2023
Minha Canção #12 – Marcelo D2 (Parte 01)
5 de maio de 2023
Por Aí, com Patrícia Ferraz – 10ª edição do ‘Paladar Cozinha do Brasil’
3 de maio de 2023
Som a Pino Entrevista BNegão: ‘Eu gosto da possibilidade de viver tudo’
21 de agosto de 2023
Mochila da ‘raposinha’: conheça a marca Fjällräven, que virou febre no verão europeu e na Faria Lima
19 de agosto de 2023
‘Quero ser um jogador global’, diz Neymar sobre decisão de jogar no Al Hilal, da Arábia Saudita
2 de agosto de 2023
BRADESCO SEGUROS E TADEU SCHMIDT TRAZEM ‘TADEUZINHO’ PARA CONSCIENTIZAR POPULAÇÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DO SEGURO AUTO