Parcerias globais ampliam horizonte das escolas bilíngues no Brasil

Certificações internacionais e programas de intercâmbio reforçam a credibilidade das instituições e aumentam oportunidades acadêmicas e profissionais

25 de agosto de 2025

Parcerias globais ampliam horizonte das escolas bilíngues no Brasil

As certificações globais funcionam como um verdadeiro passaporte acadêmico para as escolas bilíngues no Brasil, já que elas legitimam as propostas das instituições e asseguram que o aprendizado do aluno também seja reconhecido no exterior.

Jacqueline Moreira Magalhães, especialista em educação bilíngue e professora do Instituto Singularidades, afirma que estes programas funcionam como pontes culturais. “Mais do que oferecer novos conteúdos, eles permitem que os alunos convivam com diferentes formas de pensar, de se expressar e de enxergar o mundo. É um verdadeiro intercâmbio cultural dentro da escola.”

Selos como Cambridge Assessment, International Baccalaureate (IB) e DELF/DALF reforçam a credibilidade das escolas e abrem portas para intercâmbios, bolsas de estudo e carreiras internacionais.

Um dos exemplos é o Colégio Visconde de Porto Seguro, que oferece currículos bilíngue e internacional, apoiado por parcerias globais como o IB e com apoio do governo alemão.

Em 2024, foram 656 aprovações em universidades no Brasil e 229 no exterior, em 14 países diferentes. “Um ambiente internacional na escola proporciona o desenvolvimento de uma sensibilidade intercultural indispensável para o sucesso do futuro dos estudantes”, afirma Mauritius Reisky von Dubnitz, diretor de Relações Institucionais do colégio.

A demanda crescente por escolas bilíngues é refletida em um levantamento realizado pela consultoria Future Market Insights, que mostra que o mercado de escolas internacionais no Brasil foi avaliado em US$ 54,5 bilhões em 2024, com previsão de dobrar até 2033.

Outro levantamento divulgado em 2024 pelo Brasileiro de Educação Bilíngue (IBEU) aponta benefícios cognitivos e socioemocionais no desempenho dos alunos, com maior criatividade e preparo para ambientes multiculturais.

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